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Como debater conquistas e direitos das mulheres em um projeto escolar

Com origens nas manifestações no início do século 20, que reivindicavam melhores condições de trabalho e direito ao voto, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, para homenagear as lutas feministas por igualdade e respeito.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

11/03/2024 às 07:16:23 - Atualizado há

Com origens nas manifestações no início do século 20, que reivindicavam melhores condições de trabalho e direito ao voto, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, para homenagear as lutas feministas por igualdade e respeito. O dia 8 de março foi escolhido justamente pelo caráter histórico: em 1911, funcionárias de uma fábrica em Nova York (EUA), entraram em greve, exigindo melhorias nas condições de trabalho e concessão de direitos eleitorais e trabalhistas para as mulheres.

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Proposta central

O roteiro pedagógico “Mulheres em foco: caminhos para equidade” oferece material de apoio que pode ser aplicado durante 10 aulas, para que os estudantes se coloquem no lugar de quem desenha projetos e políticas públicas para garantir os direitos das mulheres e promover ações de conscientização, como Ministério, Câmara dos Deputados, secretarias municipais e organizações da sociedade civil. 

Durante o desenvolvimento do projeto, os professores podem organizar o trabalho em torno de seis passos: investigação, definição do problema, ideação, planejamento, execução e socialização, todos detalhados no e-book. 

São oferecidas atividades dinâmicas durante a jornada, como a construção de um jogo de cartas com a linha do tempo dos direitos das mulheres (baseada no infográfico disponível no site da Fundação FHC), elaboração de estatísticas, dados e exemplos sobre desafios reais. São diferentes possibilidades para serem construídas até a etapa final, com a socialização do trabalho desenvolvido – que pode acontecer por meio de apresentações e exposições.

Recomenda-se que o professor utilize rubricas para avaliação, com critérios claros e específicos. O material também detalha como fazê-las, bem como aplicar critérios de avaliação processual. 

Fonte: PORVIR
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