Municípios Pesquisa e Inovação

Jovens cientistas brasileiros participam de eventos internacionais

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

12/04/2021 às 19:29:53 - Atualizado há

Nove projetos de estudantes brasileiros foram escolhidos para representar o país em dois eventos internacionais destinados a jovens que pretendem seguir carreira no ramo da ciência e tecnologia.

Um deles é a Conferência Internacional de Jovens Cientistas, que será realizada na última semana deste mês, na Sérvia. O outro é a Feira Regeneron ISEF marcada para 16 de maio nos Estados Unidos.

O estudante do Distrito Federal Wanghley Martins, de 18 anos, é um dos selecionados. Ele é aluno do IFB (Instituto Federal de Brasília) e desenvolveu um equipamento simples e de baixo custo que tem a capacidade de fazer um diagnóstico mais rápido do mal de Parkinson, uma doença neurológica e degenerativa que afeta os movimentos.

A pesquisa foi uma das mais premiadas na Febrace 2021, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O destaque no evento rendeu a Wangley o convite para apresentar o projeto fora do Brasil. O jovem pesquisador conta como surgiu o interesse pela ciência e a tecnologia:

"a partir do momento em que você está dentro de uma pesquisa ou participando de competições, participando de olimpíadas, você descobre ali um gosto seja pra um robe ou seja um ramo profissional como é o meu caso. foi graças a essa pesquisa que eu decidi além de estudar e de tentar bolsas para estudar fora do país na área de ciências da computação que é o que eu estou trabalhando neste ano, também me especializar na área de engenharia biomédica, na área de doenças neurodegenerativas . Foi a partir daí que deu aquela lâmpada, sabe, que opa é isso que eu quero fazer", destaca o jovem cientista.

A exemplo do Wanghley, a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace, ressalta a importância das escolas incentivarem os estudantes a buscar mais conhecimento.

Estudantes de 25 países vão participar dos dois eventos internacionais de ciência e tecnologia, que serão realizados virtualmente, por causa da pandemia da Covid-19. Aqui da América do Sul, somente o Brasil vai marcar presença.

Pesquisa e Inovação Brasília 12/04/2021 - 16:11 Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde Com supervisão de Bianca Paiva, Larissa Lousrhania estagiária da Rádio Nacional jovens cientistas segunda-feira, 12 Abril, 2021 - 16:11 3:03
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade