Fidélis Mangueira aos

AS MAORES ESTÁTUAS DO MUNDO DEDICADA AOS SANTOS

Estátua de Santa Rita de CássiaA Estátua de Santa Rita de Cássia está localizada nas proximidades da BR-226 no Município de Santa Cruz no estado brasileiro do Rio Grande do [...]

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

22/10/2017 às 09:18:46 - Atualizado há

Estátua de Santa Rita de Cássia
A Estátua de Santa Rita de Cássia está localizada nas proximidades da BR-226 no Município de Santa Cruz no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. A imagem tem um resplendor de 8 metros, com o corpo da Santa em concreto de 42 metros, sobre um pedestal de 6 metros, totalizando 56 metros. A estátua é significativamente maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro,que mede 38 m (incluindo o pedestal), maior que Estátua de São Francisco em Canindé no estado do Ceará, que mede 30,25 m e também maior que o Cristo de la Concordia, na Bolívia, que mede 40,44 (incluindo o pedestal).[1]


Nas Américas, a Estátua de Santa Rita de Cássia é mais alta que a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, nos EUA.


É a maior estátua católica do mundo cuja estrutura é suportada por uma parede de concreto com apenas 8 cm de espessura em toda a sua extensão. A construção foi iniciada em novembro de 2007 e custou mais de R$ 6 milhões. A inaguração do momumento foi em 26 de junho de 2010 .


Os fundadores da cidade construíram a primeira capela em homenagem à Santa Rita de Cássia em 1825 e desde então ela é padroeira da cidade. A estátua faz parte do Santuário de Santa Rita de Cássia, administrado pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Arquidiocese de Natal. Com a construção desse ponto turístico a cidade começa a ser conhecida e assim atrai cada vez mais turistas. Anualmente, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, mais de 60 mil pessoas costumam vir para a cidade em peregrinação .


Após a inauguração do Santuário de Santa Rita, o Governo do Rio Grande do Norte projetou á construção de um teleférico ligando á Igreja Matriz de Santa Cruz ao Santuário de Santa Rita de Cássia . O valor da obra é orçamentada em 12,6 Milhões de Reais com iniciativas do poder executivo estadual e federal. A inauguração do Teleférico está agendada para o último semestre de 2017.


A Estátua de Santa Rita de Cássia é de estilo arquitetônico de escultura, e teve como arquteto Alexandre Azevedo de Lacerda e como engenheiro Argemiro Brito da Franca.



Cristo Redentor
A Estátua do Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.[1]


O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa.[2][3]


Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.[4] Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.[5]


O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão.[6][7][8] Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura.[9] A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de ?wiebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).


Estátua de São Francisco do Canindé
O município de Canindé, localizado no estado do Ceará, possui o maior monumento de São Francisco do mundo. A Estátua de São Francisco, monumento feito pelo mestre Bibi, escultor responsável também várias outras obras muito conhecidas.


O Santo homenageado, São Francisco das Chagas de Canindé ou também conhecido como São Francisco de Assis, tinha como nome de batismo Giovanni Bernardone, nome italiano dado pela mãe em homenagem a João Evangelista. Em Assis, o menino ficou conhecido como Francisco, ou seja, "O pequeno francês".
O monumento foi inaugurado solenemente em 4 de outubro de 2005, e tem altura de 30,25 metros, e está situada: está situado no Alto do Moinho, o bairro mais elevado da cidade, onde pode ser vista por todos os Canindeenses e todos aqueles que se aproximam da Meca Nordestina.


Memorial Frei Damião
O Santuário Memorial Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil[1].


A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis [2]. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.


O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo e o Memorial Frei Damião, de autoria do Arquiteto paraibano Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O Santuário foi arquitetado pela Diocese de Guarabira e também foram muito importantes para a sua construção, a então prefeita de Guarabira (2000) Léa Toscano, e seu marido o deputado estadual Zenóbio Toscano.


O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes.


Em 29 de abril de 2013, Dom Lucena, bispo de Guarabira entregou o Santuário de Frei Damião aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da qual o Servo de Deus Frei Damião fazia parte. Nomeando reitor o Frei José Walden de Oliveira, OFMcap. Atualmente, administra o local o padre José Renato da Ferreira de Oliveira, está sendo o quinto reitor do Memorial.


A principal atração do Santuário é a estátua do Frei Damião que tem cerca de 34 metros de altura e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Do alto da Serra da Jurema, é possível ver toda a cidade, e algumas cidades próximas situadas num raio de 50 quilômetros.


O monumento possui ainda um museu,que foi montado com a consultoria da Fundação Joaquim Nabuco, casa de ex-votos, praça de celebração, capela e Via Sacra.


O museu do Santuário de Frei Damião além de objetos pessoais, fotografias e artigos religiosos dispõe ainda de várias estátuas em tamanho natural, as quais reproduzem aspectos da vida do Santo das Missões. Por decreto da lavra do Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira, Dom Jaime Vieira Rocha, o Memorial de Frei Damião, no final de 2007, foi elevado à categoria de Santuário Diocesano. Com a medida lá podem ser realizados casamentos e batizados.


Os dois acessos ao Santuário são pavimentados e iluminados. Do alto, pode-se ver toda a cidade de Guarabira. Ao longo do percurso, é possível ver todas as estações da Via Crucis, fruto do trabalho de artesões locais, além do Cruzeiro, que foi erguido bem antes do Memorial, na década de 60.


Com aproximadamente 34 metros de altura o memorial atrai turistas de vários locais e é a terceira maior estátua do Brasil, superada apenas pelo Cristo Redentor e pelo Alto de Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte


Estátua do Padre Cícero na colina do Horto Juazeiro do Norte - CE.


A Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto é um monumento construído em homenagem a Padre Cícero, localizado em Juazeiro do Norte, Brasil[1]. No local há um pequeno museu e uma igreja[2].


O projeto inicial previa que a estátua teria 7 metros de altura. Porém foi redimensionada e construída com 27 metros de altura. Foi esculpida por Armando Lacerda em 1969, sendo inaugurada em 1° de novembro do mesmo ano pelo então prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio. Rômulo Ayres Montenegro foi o engenheiro responsável pelos cálculos de engenharia da base e da estátua. Trata-se de um dos pontos mais visitados do município.




[caption id="attachment_9760" align="alignleft" width="300"] Estátua de Nossa Senhora de Fátima tem 45 metros de altura[/caption]

ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO CRATO - CE


Inaugurada no dia 21 de junho de 2014, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima Naquela tarde de sábado, milhares de pessoas entre fiéis e curiosos, acompanharam, a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, erguida no bairro Barro Branco. A estátua que homenageia a Santa possui cerca de 50 metros e é considerada um dos maiores monumentos religiosos do país. Com o uso de um helicóptero da CIOPAER, foram realizadas diversas simulações para que a coroa fosse fixada a estátua. Além da base, que possui cerca de 7 metros, o monumento conta com cerca de 38 metros de altura, somados aos 7,30 metros da coroa de alumínio, cujo peso estimado é de 200 quilos


Aparecida (SP) vai instalar estátua de Nossa Senhora maio que o Cristo Redentor


Cerca de 12 milhões de religiosos visitam Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, todos os anos. A cidade é marcada por abrigar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada há 300 anos. Para comemorar a data especial, um monumento de 50 metros de altura será a mais nova atração do município. O tamanho, inclusive, supera o do Cristo Redentor, que tem 'apenas' 38 metros.
A estátua, que já está pronta e deve serinstalada em dezembro, foi construída em aço inoxidável pelo artista Gilmar Pinna e outros 10 profissionais, em Guarulhos (SP). Nela, o visitante ainda será agraciado com um elevador panorâmico, no qual poderá avistar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.


Iniciado em janeiro, o trabalho precisou ser dividido em mais de 20 pedaços, para o transporte entre a Região Metropolitana de São Paulo e Aparecida.


A homenagem será instalada em um parque temático, a três quilômetros do Santuário Nacional. O complexo, que está em fase de terraplanagem, terá 130 metros quadrados e poderá abrigar mais de dois mil veículos.


 

Da redação - Fidélis Mangueira(Pesquisas)
[email protected]

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade