Municípios Mundo

Kristen Welker: quem é a mediadora elogiada até por Trump pela condução do debate

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

23/10/2020 às 10:18:19 - Atualizado há
Correspondente da Casa Branca conduz encontro sem sobressaltos e não precisa usar "botão de mudo" criado após a série de interrupções e ataques do 1º debate. A mediadora Kristen Welker, do canal NBC News, durante o debate presidencial dos EUA entre Donald Trump e Joe Biden na Universidade Belmont, em Nashville, no Tennessee

Jim Bourg/Pool via AP

Nem Donald Trump nem Joe Biden. O destaque do último debate presidencial dos Estados Unidos foi a mediadora, Kristen Welker, por conseguir controlar o ímpeto dos candidatos sem precisar recorrer ao "botão de mudo".

Após o primeiro encontro, mediado pelo veterano Chris Wallace, ser marcado por interrupções e ataques, a organização decidiu criar um "botão de mudo" para cortar o microfone dos candidatos enquanto o adversário falava.

A expectativa para o debate de quinta-feira (22) era se o botão seria o protagonista. Mas não foi necessário. Elogiada pelo próprio Chris Wallace e até por Trump (que a havia criticado horas antes), Kirsten Welker soube conduzir o encontro, interromper os candidatos quando necessário e, no fim, agradecer os candidatos "por uma hora e meia muito robusta de debate".

Os dois candidatos foram incisivos em suas falas, mas foi uma discussão mais civilizada e focada nos temas propostos pela organização - no primeiro encontro, houve cerca de uma interrupção a cada minuto.

Elogios à mediação

Trump chegou a elogiá-la durante o debate. "A propósito, até agora, eu respeito muito a maneira como você está lidando com isso, devo dizer", afirmou o presidente dos EUA em um raro elogio a um jornalista.

Horas antes do encontro, ele tinha atacado a mediadora em uma rede social: "Veja o preconceito, o ódio e a grosseria por parte do 60 Minutos e da CBS. A âncora desta noite, Kristen Welker, é muito pior!", escreveu.

Joe Biden e Donald Trump, no último debate antes da eleição nos EUA, com a mediadora Kristen Welker ao fundo

Jim Bourg/Pool via AP

Segundo análise da CNN, Kristen Welker foi a moderadora mais eficaz da temporada de debates. "Ela se recusou a ser intimidada por Trump ou a deixar que um dos candidatos falasse sobre ela por um longo período de tempo".

A CNN chamou o desempenho de Welker de "equilibrado e nítido" e afirmou que a mediadora "teve sucesso onde o moderador anterior, Chris Wallace, da Fox News, foi derrotado".

O próprio Chris Wallace, que falhou em colocar ordem no primeiro debate, fez elogios à colega. "Em primeiro lugar, estou com ciúmes", disse Wallace ao ser questionado na Fox News sobre suas impressões logo após o fim do debate. "Eu gostaria de ser capaz de moderar esse debate."

O jornal "The New York Times" destacou que a mediadora contou com um "Trump 2.0", mais calmo, mas disse que Welker "foi educada mas firme ao orientar a discussão" e "assumiu o controle quando necessário".

Kristen Welker

Nascida em 1º de julho de 1976, Welker é jornalista, trabalha no canal NBC e é correspondente da Casa Branca e co-apresentadora, junto com Peter Alexander, do "Weekend Today" (a edição de sábado do programa "Today").

Filha de um pai engenheiro branco e uma mãe corretora de imóveis negra, ela se formou na Germantown Friends School na Filadélfia em 1994 e em Harvard como bacharel em Artes em 1998.

A jornalista de 44 anos é casada com John Hughes, um executivo de marketing, e não é filiada a nenhum partido. Com a mediação de ontem, Welker se tornou a primeira mulher negra a moderar um debate presidencial desde Carole Simpson, do canal ABC, em 1992.

Vídeos: comentaristas analisam o último debate entre Trump e Biden
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade