Municípios Mundo

Entenda por que as eleições da Bolívia colocaram o empresário Elon Musk nos trending topics

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

19/10/2020 às 20:38:45 - Atualizado há
Magnata sugeriu que os EUA 'darão golpes de estado em quem quiserem'. País sul-americano é rico em lítio, e presidente virtualmente eleito quer resgatar a exportação do material para reviver crescimento econômico. Foto de arquivo de janeiro de 2020 mostra o fundador e engenheiro-chefe da SpaceX, Elon Musk, discursa em uma entrevista coletiva pós-lançamento para discutir o teste de abortamento em voo da cápsula de astronauta Crew Dragon no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida, EUA

Joe Skipper/Reuters/Arquivo

A boca de urna que colocou Luis Arce, do mesmo partido de Evo Morales, como virtual vencedor das eleições presidenciais da Bolívia levou aos trending topics — ou seja, os assuntos mais comentados do Twitter — o empresário Elon Musk nesta segunda-feira (19).

A explicação para isso envolve uma série de publicações feitas pelo magnata em julho na rede social. Primeiro, ele havia criticado o segundo pacote de estímulos do governo dos Estados Unidos à economia do país por causa do coronavírus, argumentando que o plano "não está nos melhores interesses do povo".

SAIBA MAIS: A aposta da Bolívia no lítio para reviver crescimento econômico

Então, um outro usuário do Twitter respondeu a Musk dizendo que "não estava no melhor interesse do povo" o "governo dos EUA organizar um golpe contra Evo Morales" para o empresário "obter o lítio" da Bolívia.

O empresário, então, afirmou: "Nós daremos golpe em quem quisermos. Lide com isso". A mensagem foi apagada.

Troca de tuítes em que Elon Musk sugeriu que os EUA darão 'golpe em quem quiserem'

Reprodução

Como Arce pertence ao mesmo partido de Evo Morales, o Movimento para o Socialismo (MAS), e a atual presidente Jeanine Áñez precisou desistir da disputa por largar bem atrás na corrida eleitoral, o resultado foi visto nas redes sociais como um revés para os Estados Unidos — e também para Elon Musk.

Elon Musk e o lítio

Trabalhadores no Salar de Uyuni, deserto de sal e a maior concentração de lítio do planeta, que fica na Bolívia

© Kadir van Lohuizen | NOOR

O lítio é um elemento químico importante para fabricação de baterias usadas na Tesla, uma das empresas do magnata. A companhia, inclusive, anunciou recentemente que tem planos de produzir o material perto de suas fábricas no estado de Nevada.

Geralmente, o lítio é encontrado em salinas — comuns na América do Sul, como o Salar de Uyuni — e em rochas normalmente achadas na Austrália, país onde as empresas de Musk já atuam para obtenção do material.

SAIBA MAIS: Lítio, do Big Bang ao cérebro

Apesar das declarações do empresário, não há provas de que os Estados Unidos tenham agido para permitir a deposição de Morales por causa da exploração do elemento químico. Ainda assim, o ex-presidente e Arce chegaram a chamar a crise política do país no fim de 2019 de "golpe do lítio".

Com vitória do partido, Evo Morales diz que vai voltar à Bolívia

VEJA TAMBÉM: Os VÍDEOS mais assistidos do G1
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade