Fidélis Mangueira Artigos / Colunistas

QUANDO CRUCIFICAMOS JESUS?

Dois dias antes da sua condenação a morte cruz, Jesus fez um importante discurso para os seus discípulos, falando de como seria o julgamento no final dos tempos (Ver Mateus 25,

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

13/04/2017 às 23:59:13 - Atualizado há

Dois dias antes da sua condenação a morte cruz, Jesus fez um importante discurso para os seus discípulos, falando de como seria o julgamento no final dos tempos (Ver Mateus 25, 31-45).



Jesus dizia que no juízo final, quando acontecerá a segunda vinda do Filho de Homem, Deus vai reunir todos os seus filhos diante dele, e separará todos eles, diante dele, como o pastor separa suas ovelhas, colocando uns a sua direita e outros a sua esquerda!



Para os que serão colocados sua direita ele dirá: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38 E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39 E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. 44 Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos?45 Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.



Refletindo este evangelho e a nossa vida podemos concluir que tudo o que viermos aos outros, aos nossos semelhantes, aos homens e mulheres da terra, nós o fazemos com o próprio Jesus!



A crucificação e morte de Jesus foi um fato histórico narrado nos quatro evangelhos, mas ainda hoje em dia continuamos crucificando Jesus em nossas vidas e nas vidas das pessoas!



Crucificamos Jesus quando vemos e sabemos que existem milhares de pessoas passando fome na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso país e nos outros países e nada fazemos. Pelo contrário, continuamos nossa fome de ter mais, de comer mais, de possuir mais, de comprar mais e mais, enquanto milhares de pessoas passam fome! Enquanto uns passam fome muitas vezes jogamos comida fora na nossa casa ou somos cheios de exigências em nossos apetites! Crucificamos Jesus na nossa falta de partilha! Quantos pratos de comida nós damos a um mendigo, a um doente, a uma criança pobre? Convidamos os pobres para comer em nossas casas, em nossas festas e banquetes da semana santa e da páscoa!



Crucificamos Jesus quando vemos e sabemos que milhares de pessoas morrem de sede em nossa cidade, em nosso país e em outros países! A água é hoje o bem mais precioso da humanidade! Sem ela ninguém vive! Enquanto milhares de pessoas sofrem porque não tem água encanada, não tem água potável para matar sua sede, alguns desperdiçam água em seus banhos, lavando carros, calçadas, etc. Crucificamos Jesus quando vemos esta realidade e não nos engajamos na luta dos pobres que querem simplesmente água para beber. Jesus foi aquele que queria matar a sede das pessoas, e nós? Fazemos alguma coisa para matar a sede das pessoas?



Crucificamos Jesus quando não acolhemos as pessoas em nossas casas, em nossos grupos. Crucificamos Jesus quando não fazemos nada pelas pessoas que estão sem casa ou vivem casebres sem nenhuma condição de dignidade humana nas vilas, nos bairros, nos sítios. Crucificamos Jesus nas milhares de pessoas que não tem onde dormir e vivem nas praças e suas das cidades, abandonadas!



Crucificamos Jesus quando sabemos que milhares de pessoas não têm o que vestir e o que calçar, e por isto passam frio, e andam descalças, enquanto nós estamos sempre preocupados em andar na moda com roupas e calçados de grifes famosas. Crucificamos Jesus quando deixamos pessoas morrerem de frio ou andarem descalças, enquanto nós vivemos no luxo! Quando vezes deixamos de comprar uma roupa ou calçado para nós e compramos para uma pessoa pobre uma simples roupa ou calçado? Convidamos os pobres para se hospedarem em nossas casas? Sabemos acolher os pobres nas nossas residências?



Crucificamos Jesus quando vemos pessoas doentes não entendemos nossas mãos para ajudar! AS vezes estas pessoas doentes estão na nossa rua, na nossa casa, no nosso prédio e não visitamos, não damos uma palavra de ânimo e conforto, no momento mais difícil da vida de uma pessoa, que é a hora da dor e da doença. Hoje em dia, mais do que antes, milhares de idosos vivem doentes e abandonados pelos seus próprios filhos e parentes! E o que nós fazemos? Perdemos inúmeras horas com televisão, facebook, wattzap, festas, bebedeiras enquanto milhares de pessoas aguardam simplesmente uma visita e um abraço nosso!



Crucificamos Jesus quando não visitamos nossos irmãos que vivem nas prisões, sem liberdade! Para nós "eles tem mesmo é que pagar e sofrer"! Enquanto condenamos os outros, nós queremos e clamamos a misericórdia de Deus para nós! Já dizia Jesus: "Sede misericordiosos como vosso Pai do Céu é misericordioso". Quando vezes lembramo-nos de rezar pelos presidiários, de levar para eles um simples copo de água fria, ou um prato de comida? Quantas vezes fomos visitar um presidiário para simplesmente dizer: "Estou rezando por você!"



Crucificamos Jesus quando falamos mal da vida das pessoas, quando julgamos e atiramos pedras!



Crucificamos Jesus quando agimos com preconceito e exclusão para com as pessoas que agem e pensam diferentes de nós!



Crucificamos Jesus quando olhamos com indiferença para as pessoas que vivem diferentes de nós, condenando com nossos olhares e com nossas palavras!



CRUCIFICAMOS JESUS quando não trabalhamos honestamente nas funções a nós confiada nos serviços públicos, quando muitas vezes com nossa falta de dedicação crucificamos as pessoas com o mal atendimentos nos hospitais, postos de saúde, escolas e demais órgãos públicos. Quantas pessoas passam horas e horas nas filas esperando serem atendidas, e quando chega, a sua vez são mal recepcionadas e mal atendidas!



CRUCIFICAMOS JESUS quando no dia esquecemos que a pessoa que está mais próxima de nós é o próprio Jesus, que merece nossa atenção, nosso olhar, nosso carinho e nosso amor! Quantos abraços nós damos por semana nas pessoas que moram com a gente o na nossa rua, no nosso prédio, no nosso sítio, ou que trabalham com a gente?



CRUCIFICAMOS JESUS quando tratamos as pessoas não pelo que elas são, mas se pelo que elas possuem! Quando pessoas se sentem crucificadas, abandonadas por seus "amigos" e familiares, porque perderam o seu emprego ou estão em dificuldades financeiras. Adoramos estar ao lado de pessoas que possuem riquezas, status, carros de luxo, roupas de grife e com dinheiro no bolso. Afastamo-nos das pessoas que não tem nada para nos oferecer materialmente com uma facilidade imensa, enquanto só buscamos a pessoas que podem nos dar algum retorno!



CRUCIFICAMOS JESUS quando humilhamos as pessoas, com nossas palavras, com nossas atitudes, com nossos olhares! Crucificamos Jesus quando desprezamos as pessoas que estão ao nosso lado, quando não as valorizamos, quando dizemos que elas não são nada, que não são amadas, que não são queridas! Crucificamos Jesus quando pensamos que somos melhores que os outros e por isto pisamos nas pessoas, como nosso jeito de ser e agir!



CRUCIFICAMOS JESUS quando o matamos ou condenamos às pessoas a morte! Crucificamos Jesus quando aconselhamos, apoiamos ou cometemos o abordo, condenando a morte uma vida mesmo antes de nascer!


Crucificamos Jesus quando matamos as pessoas com nossas fofocas, más interpretações e pré-julgamentos!


Crucificamos Jesus quando espalhamos más notícias sobre a vida das pessoas!



CRUCIFICAMOS JESUS quando exploramos as pessoas, seja sexualmente, seja no seu trabalho! Atualmente milhares de crianças e adolescentes são obrigadas pelas suas condições sociais a venderem seu corpo ou sua força de trabalho, deixando de lado a sua infância e juventude! Muitas pessoas são exploradas no mercado de trabalho, trabalhando excessivamente e não ganhando um salário justo pelo seu suor derramado!



CRUCIFICAMOS JESUS quando destruímos a natureza que o presente de Deus para ser a nossa morada! Crucificamos Jesus quando matamos os animais silvestres e aquáticos. Quando destruímos as matas, poluímos os rios e mares com nossos esgotos e lixos! Crucificamos Jesus quando poluímos o ar que respiramos e que é sinal do sopro da vida de Deus em nós!



CRUCIFICAMOS JESUS quando enganamos as pessoas, não falando a verdade ou espalhando mentiras! No mundo, milhares de pessoas são enganadas todos os dias por falsas promessas dos políticos, dos produtos comerciais, das drogas e bebidas!



CRUFICICAMOS JESUS quando não amamos as pessoas e não amando perseguimos, odiamos, maltratamos, armamos ciladas e tratamos com indiferença e desprezo! Crucificamos Jesus quando não somos carinhosos com as pessoas, principalmente os mais pobres, os doentes, os idosos e todos os excluídos e sofridos da terra!



PENSE EM TUDO ISTO! UM DIA JESUS VAI NOS PERGUNTAR QUANDO FOI QUE NÓS FIZEMOS ISTO COM ELE! COMO SERIA BOM SE NUNCA A GENTE TIVESSE CRUCIFICADO JESUS NOS IRMÃOS, PARA QUE ASSIM PUDÉSSEMOS FICAR DO LADO DIREITO DE JESUS NO REINO DOS CÉUS!



Fidélis Mangueira

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade