Municípios Economia

Aurora suspende vendas de frango para a China da unidade de Xaxim, em Santa Catarina

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

25/08/2020 às 15:46:41 - Atualizado há
Interrupção será temporária até que o episódio de Shenzhen seja esclarecido. No dia 13 deste mês, a prefeitura da cidade chinesa disse ter encontrado o novo coronavírus em um lote de frango importado da cooperativa brasileira. Frango contaminado

Divulgação

A cooperativa Aurora Alimentos afirmou em nota nesta terça-feira (25) que optou por suspender temporariamente os embarques de carne de frango para a China, da planta de processamento de Xaxim (SC), até que o episódio relatado em Shenzhen seja esclarecido.

No dia 13 de agosto, a prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, disse ter detectado o novo coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil. De acordo com o número de registro informado no comunicado, o lote pertencia ao frigorífico Aurora, em Xaxim (SC). Veja mais no vídeo abaixo.

China anuncia que encontrou coronavírus em remessa de frango importado do Brasil

No comunicado desta terça, a cooperativa reforçou que suspendeu os embarques "apesar da absoluta confiança" de que o seu "processo produtivo é isento da presença do vírus".

"Essa decisão já foi comunicada ao Ministério da Agricultura e ao GACC (General Administration China Customs)", disse em nota à imprensa.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que apoia a medida da cooperativa, já que, com essa atitude, tanto o Brasil quanto a China poderão fazer as investigações "com mais tranquilidade".

Na nota, a ABPA afirma que "não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus", de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Suspensões para a China

Com a interrupção das vendas da Aurora, o Brasil tem agora 7 frigoríficos que estão com as exportações suspensas para a China, por conta de preocupações com a Covid-19. São eles:

JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;

Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;

BRF, de Dourados (MS) – carne de frango;

BRF, de Lajeado (RS) – carne suína;

JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;

Marfrig, de Várzea Grande (MT) – carne bovina;

Aurora, de Xaxim (SC) - carne de frango.

Desde o início da pandemia, 8 frigoríficos ficaram com as exportações suspensas, mas uma unidade de carne bovina em Mato Grosso teve a autorização restabelecida.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade