Paraíba

FPB inova e cria plataforma exclusiva para aulas remotas durante pandemia

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

01/07/2021 às 18:45:55 - Atualizado há
Ferramenta chamada “Blackboard” faz a transmissão de aulas ao vivo com um sistema de alta tecnologia FPB cria plataforma exclusiva para melhorar a experiência dos alunos durante a Pandemia

Reprodução/Grão de Histórias

A pandemia do novo coronavírus modificou de inúmeras formas o dia a dia e a rotina de todo o planeta. De uma hora para outra, tivemos que nos adaptar ao chamado “novo normal” e a interagir cada vez mais por meio da tecnologia.

Home office, reuniões via chamadas de vídeo, lives e aulas virtuais se tornaram um aspecto fundamental da nossa realidade em tempos de isolamento social. E quando se fala do ensino superior, não foi diferente. O avanço dos casos de infecção pela Covid-19 e os decretos governamentais em vigor fizeram com que as instituições tivessem que se adaptar e inovar.

No caso da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), foi criada uma plataforma própria para o modelo de ensino híbrido, que intercala atividades remotas síncronas e presenciais. O coordenador do curso de gastronomia da FPB, André Athayde, explica que o “Blackboard” faz a transmissão de aulas práticas e presenciais para os alunos, além de conter materiais complementares que ajudam a acessar e navegar o ambiente virtual de aprendizagem.

"Desde o início da pandemia nós estamos trabalhando de acordo com os decretos em vigor. Hoje, estamos funcionando com 50% da capacidade dos alunos em aulas presenciais e 50% em aulas remotas. Os alunos recebem o link das aulas que são transmitidas ao vivo e podem, inclusive, interagir com o professor como se estivesse lá", esclarece o coordenador.

E com a necessidade do uso do digital veio também a preocupação com a qualidade do sistema desenvolvido para que os alunos não fossem prejudicados com essas alterações. E foi com essa ideia em mente que foi idealizada a plataforma “Blackboard”.

"A FPB investiu muito em software e hardware. As câmeras usadas em nossas transmissões são de alta definição, elas têm um sistema de tripé com rodas para que possam se movimentar. No caso do curso de gastronomia, por exemplo, elas conseguem se movimentar em toda a extensão da cozinha ou laboratório de alimentos durante as aulas práticas. Isso faz toda a diferença", explicou ele.

Essa não é a única preocupação da instituição. As atividades presenciais seguem rigorosamente todos os protocolos de higiene, sanitização, lotação e revezamento nos espaços de acordo com o que é estipulado pelos órgãos governamentais.

"Todos os laboratórios são sinalizados com a quantidade máxima de alunos permitidos no espaço, além de adesivos no chão para que o aluno saiba onde deve ficar para respeitar o distanciamento. Todo o material utilizado nas aulas práticas presenciais também é higienizado e sempre disponibilizamos álcool em gel para os alunos. Nós realmente levamos tudo com seriedade”, desenvolveu o coordenador.

Sobre a FPB

A FPB é reconhecida como Instituição Socialmente Responsável pelo Selo Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e oferece 35 cursos, entre de graduação tradicional, tecnológica e semipresencial.

A faculdade possui mais de 30 modernos e equipados laboratórios nas áreas da Saúde, com destaque para o Centro Integrado da Saúde, Complexo Gastronômico e Laboratórios das Engenharias.
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade