Paraíba

Governo da Paraíba facilita acesso de pescadores ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Cerca de 200 pescadores e aquicultores artesanais profissionais foram inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) durante ação realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva da Pesca, nessa semana.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

15/04/2024 às 07:28:39 - Atualizado há

Cerca de 200 pescadores e aquicultores artesanais profissionais foram inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) durante ação realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva da Pesca, nessa semana. O trabalho foi desenvolvido em parceria com as colônias de pescadores dos municípios de Soledade e Juazeirinho, A expectativa é a de que até o final do mês mais duas colônias participem do processo: Sobrado e Arara.

"Foram dois dias de intenso trabalho, em que garantimos que mais pais e mães de famílias possam ter a oportunidade de participar de programas e de políticas públicas dos Governos Municipal, Estadual e Federal", afirmou a secretária executiva da Pesca no Estado, Silvia da Pesca, acrescentando que a iniciativa reconhece o profissional das águas e dá sustentabilidade econômica ao trabalho de pesca artesanal em todas as regiões do estado.

Na última quinta-feira (11), das 9h às 17h, uma equipe de técnicos da Secretaria Executiva da Pesca realizou o processo de inscrição e emissão do CAFs para os pescadores e aquicultores filiados à Colônia de Pescadores Antônio Inácio de Lima Z-27, em Soledade. Na ocasião, 97 trabalhadores de Soledade e de municípios vizinhos como Cubati, São Vicente e Olivedos foram beneficiados.

Já em Juazeirinho, o trabalho de registro no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), foi executado na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-21, também durante o período da manhã e da tarde. Na oportunidade, foram contemplados profissionais filiados da colônia que moram em Juazeirinho e em Soledade.

O CAF é o instrumento da Política Nacional da Agricultura Familiar, instituído pelo Decreto nº 9.064, de 2017. O documento é utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), do Empreendimento Familiar Rural (EFR) e as formas associativas de organização da agricultura familiar, que inclui pescadores e aquicultores.

Com esse documento, o trabalhador pode ter acesso a programas e benefícios como: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e Auxílio Emergencial e linhas de crédito em instituições financeiras.

A inscrição e a emissão no CAF estão sendo realizadas pela Secretaria Executiva de Pesca, a partir da solicitação das Colônias Pescadores e Aquicultores. As próximas entidades que participarão do processo serão do município de Arara, da Colônia Padre Ibiapina Z-39; e do município de Sobrado, da Colônia Z-86, cujas datas para a realização do trabalho na localidade serão divulgadas até a próxima sexta-feira (19).

Confira imagens:

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade