Paraíba Cidades

MPPB notifica Uber após caso de intolerância religiosa praticada por motorista, em João Pessoa

Notificação foi feita após caso em que uma mãe de santo foi vítima de comentário desrespeitoso e teve corrida cancelada quando o motorista viu que o local de partida se tratava de um terreiro de candomblé.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

27/03/2024 às 17:08:28 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
Notificação foi feita após caso em que uma mãe de santo foi vítima de comentário desrespeitoso e teve corrida cancelada quando o motorista viu que o local de partida se tratava de um terreiro de candomblé. Mãe de santo denuncia ter sofrido intolerância por motorista de carro por aplicativo, em João Pessoa

Reprodução/Arquivo pessoal

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) notificou a empresa Uber, nesta quarta-feira (27), sobre atos de intolerância religiosa praticados por motoristas da plataforma. A notificação foi feita após uma denúncia de uma mãe de santo de João Pessoa que relatou ter sofrido intolerância no aplicativo, após ter solicitado uma corrida.

O g1 entrou em contato com a Uber do Brasil por e-mail, nesta quarta-feira (27), em busca de um posicionamento sobre a notificação, mas não obteve resposta até a última atualização desta notícia.

Na segunda-feira (25), a plataforma foi procurada sobre o episódio de intolerância e enviou uma nota. A empresa afirmou que não tolera qualquer forma de discriminação e, em casos dessa natureza, encoraja a denúncia tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes.

A Uber também disse que se colocou à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei. Além disso, afirma que tem compromisso em promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o aplicativo.

O caso

O caso aconteceu na segunda-feira (25). A denunciante Lúcia de Oliveira, que é líder de um terreiro de Candomblé na capital paraibana, solicitou uma viagem para um atendimento médico.

Ela citou, por mensagem, o terreiro como ponto de referência para ajudar o motorista a se localizar e compreender melhor onde estava indo buscá-la.

O motorista, identificado no aplicativo como Leonardo, respondeu por mensagem: "Sangue de Cristo tem poder, quem vai é outro kkkkk tô fora". A corrida foi cancelada em seguida.

Notificação do MPPB

A medida foi instaurada pela promotora de Justiça, Fabiana Maria Lobo da Silva, que atua na área de defesa da cidadania na capital. A representante do MPPB vai apurar os fatos quanto ao aspecto cível coletivo.

Fabiana Maria Lobo da Silva salientou que, além de contribuir para a apuração desse caso específico, o MPPB quer saber o que a empresa tem feito para coibir essa prática.

"Queremos que a empresa preste esclarecimentos do que vem fazendo para evitar esse tipo de crime, que é um crime também, um crime de racismo, e as medidas que serão adotadas com relação aos motoristas que cometerem esse tipo de prática. Durante a investigação, caso se apure, a empresa pode, inclusive, responder por um dano moral coletivo, que é aquele dano de ofensa à honra, aos valores intrínsecos de uma coletividade, no caso da coletividade de pessoas de religião de matriz africana", explicou Fabiana Lobo.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade