Paraíba Cidades

Nove municípios litorâneos da Paraíba assinam TAC para combate à erosão costeira

Além dos municípios, órgãos ambientais assinaram compromisso para cooperação padronizada nas ações de mitigação da erosão na área de costa na Paraíba.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

25/03/2024 às 18:21:47 - Atualizado há
Além dos municípios, órgãos ambientais assinaram compromisso para cooperação padronizada nas ações de mitigação da erosão na área de costa na Paraíba. Praia de Tambaba, no Litoral Sul da Paraíba

TV Cabo Branco/Reprodução

Nove municípios do Litoral da Paraíba assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no Ministério Público Federal (MPF), para garantir ações de cooperação padronizada na mitigação da erosão na área de costa na Paraíba. O documento foi assinado na manhã desta segunda-feira (25), em cerimônia realizada na sede do órgão federal, em João Pessoa.

O TAC estabelece diversos parâmetros para realização de obras de intervenção na costa desses nove municípios, além do compromisso em seguir as diretrizes do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar), que atua na gestão sustentável de áreas costeiras.

Os nove municípios que assinaram o TAC são:

João Pessoa;

Cabedelo;

Conde;

Lucena;

Pitimbu;

Rio Tinto;

Baía da Traição;

Marcação;

Mataraca.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa alerta que 12% de cidade turística do litoral da Paraíba pode afundar com avanço do mar

Tambaba: conheça a praia de naturismo mais antiga do Nordeste

Além dos municípios, também assinaram o termo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente e a Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União, além da Companhia de Desenvolvimento da Cinep-PB. Institutos e organizações ambientais também assinaram.

O documento assinado pelas cidades e também pelos órgãos deixa delimitado também sanções por infrações que os integrantes possam eventualmente cometer.

Estudos vão ser realizados em um primeiro momento, nos próximos 18 meses, com objetivo de fazer um diagnóstico sobre as principais necessidades das cidades costeiras inclusas no acordo. Dados físicos, biológicos e também socioeconômicos serão colhidos durante esse período. O investimento do governo paraibano é de R$ 10 milhões.

Durante todo o processo, o MPF comunicou que vai acompanhar a implementação e o cumprimento das obrigações assumidas. O órgão pode, a qualquer momento, solicitar informações sobre o andamento das atividades.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade