Paraíba

Ministro do Turismo, Celso Sabino, leva ações e programas para Campina Grande

Campina Grande (PB), famosa por realizar uma das maiores festas de São João do mundo, foi palco nesta sexta-feira (22.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

23/03/2024 às 07:42:08 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Campina Grande (PB), famosa por realizar uma das maiores festas de São João do mundo, foi palco nesta sexta-feira (22.03) de mais uma edição do "MTur Itinerante", que leva a todo o país a apresentação de ações do Ministério do Turismo em apoio ao desenvolvimento do setor. Com a presença do ministro Celso Sabino, gestores públicos e privados conheceram detalhes de programas que proporcionam suporte a empreendedores do ramo.

As iniciativas envolvem, por exemplo, o Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que garante financiamentos com condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos; e o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que incentiva a formalização de empreendimentos da área e oferece vantagens como aumento da visibilidade e oportunidades de qualificação.

Acompanhado de parlamentares da bancada federal da Paraíba, como os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho, o ministro Celso Sabino incentivou a procura pelo Fungetur. "O Fungetur tem juros de 8% ao ano. Dificilmente você vai achar outra taxa menor do que essa em qualquer lugar do mercado. Então, é um mecanismo importante para ajudar o micro e pequeno empreendedor a ampliar sua pousada, melhorar seu hotel, construir uma nova cozinha, adquirir novos mobiliários", apontou.

Sabino visitou, ainda, as obras de construção do Centro de Convenções de Campina Grande, que contam com um investimento federal de R? 51 milhões. O espaço, erguido em parceria com Governo do Estado da Paraíba, vai impulsionar a ampliação do turismo de negócios e eventos na região e deve ficar pronto até junho.

Durante a agenda na cidade, Celso Sabino também participou do anúncio oficial da programação do São João de Campina Grande deste ano. Realizada há mais de 40 anos, no Parque do Povo do município, a festa de 2024 será promovida de 29 de maio a 30 de junho, envolvendo shows de grandes nomes da música nacional e regional.

O ministro do Turismo enalteceu a contribuição de festejos do tipo à economia. "No ano passado os festejos de São João renderam à economia brasileira mais de R? 6 bilhões. Então, qualquer real investido em um evento como esse, o São João de Campina Grande, no mínimo, vêm mais R? 10 para a economia da região. O governo federal entende que investimentos nesses eventos, além de propagarem a cultura regional, também ajudam a movimentar a economia e a gerar emprego e renda", ressaltou Sabino, que garantiu apoio do MTur ao evento.

AGENDA NA CAPITAL – A agenda do ministro do Turismo na Paraíba segue neste sábado (23.03), com compromissos em João Pessoa. Com representantes do estado e da bancada federal, ele visitará obras na orla da cidade, que dispõem de R? 28,7 milhões do Ministério do Turismo. O município também será palco de uma edição do "MTur Itinerante", apresentando ao trade turístico local o apoio da Pasta ao fortalecimento do setor.

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade