Paraíba Cidades

João Pessoa tem a maior taxa de analfabetismo entre todas as regiões metropolitanas do país

Dados da Pnad divulgados pelo IBGE mostram que a capital paraibana lidera a taxa de analfabetismo entre as regiões metropolitanas do Brasil.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

22/03/2024 às 18:10:53 - Atualizado há
Dados da Pnad divulgados pelo IBGE mostram que a capital paraibana lidera a taxa de analfabetismo

entre as regiões metropolitanas do Brasil. Paraíba tem terceiro maior de índice de analfabetismo do país. Sala de aula escolar.

Reprodução

A Região Metropolitana de João Pessoa tem a maior taxa de analfabetismo dentre todas as regiões metropolitanas do Brasil, com uma porcentagem de 7,6%. O dado é da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) Educação, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo IBGE. A pesquisa aponta também que a Paraíba tem o terceiro maior de índice de analfabetismo do país.

Sobre a situação da região de João Pessoa, apesar do dado preocupante, a análise temporal da pesquisa também mostra uma tendência de redução gradativa do indicador metropolitano desde 2018, quando foi registrada uma taxa de 8,9%.

Segundo o IBGE, a Paraíba registrou a 3ª maior taxa de analfabetismo do país em 2023, entre as pessoas de 15 anos de idade ou mais. O percentual paraibano (13,2%) ficou acima da média do Brasil (5,4%) e da região Nordeste (11,2%). Os estados que lideram o ranking da pesquisa de analfabetismo são Alagoas (14,2%) e Piauí (13,3%), respectivamente.

Na região metropolitana da capital paraibana, onde viviam 80 mil pessoas analfabetas, a taxa de analfabetismo entre os homens se mostrou maior do que entre as mulheres, com uma diferença de 8,1% para 7,1%. No caso do estado como um todo, o comparativo se repete, com uma taxa bem maior entre homens (16,1%), do que entre mulheres (10,5%).

O objetivo da pesquisa é refletir a realidade do sistema educacional brasileiro, com dados que enfatizam a necessidade de melhorias, mas que também apresentam uma redução gradativa da taxa estadual de analfabetismo ao longo da série histórica iniciada em 2016.

Inicialmente, a taxa de analfabetismo do estado da Paraíba era então de 15,4% e, desde o ano de 2022 (13,6%), tem ficado abaixo de 15%, atingindo seu ponto mais baixo em 2023 (13,2%).

Vídeos mais assistidos da Paraíba
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade