Paraíba Cidades

Paraíba ultrapassa 5 mil casos prováveis de dengue

Três pessoas morreram pela doença nos primeiros meses deste ano e existem três óbitos ainda em investigação.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

22/03/2024 às 10:39:40 - Atualizado há
Três pessoas morreram pela doença nos primeiros meses deste ano e existem três óbitos ainda em investigação. Mosquito transmissor da dengue

Igor Jácome/g1

A Paraíba ultrapassou cinco mil casos prováveis de dengue em 2024, conforme a última atualização do Painel de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado (SES) na manhã desta sexta-feira (22). Três pessoas morreram pela doença nos primeiros meses deste ano e existem três óbitos ainda em investigação.

Até o momento, são 2.347 casos confirmados de dengue e 3.788 descartados.

LEIA TAMBÉM:

Mais de 50 cidades paraibanas não apresentam dados sobre casos de dengue

Bebê de 1 ano morre de chikungunya em João Pessoa

A SES explica que o número de casos prováveis engloba os casos que são confirmados e os casos que estão em aberto. Os casos em aberto são aqueles que foram notificados como suspeito, mas ainda não foram confirmados, nem descartados.

No total, são 8.954 notificações de casos de dengue no estado. Os casos prováveis batem 5.166 registros.

O número do primeiro trimestre de 2024 já é alarmante e aponta um crescimento considerável na incidência de dengue no estado.

Em todo o ano de 2023, foram registrados 7 mil e 200 diagnósticos da doença. Já no mesmo primeiro trimestre do ano passado, foram somente registrados 3 casos prováveis e 8 descartados, ainda de acordo com o Painel de Arboviroses.

Vacina contra a dengue

Desde fevereiro, 14 cidades na Paraíba vacinam contra a dengue em postos de saúde. O público-alvo da primeira fase de vacinação foi estabelecido entre 10 e 14 anos.

A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalizações por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O quantitativo distribuído é direcionado para a primeira dose do esquema preconizado.

De acordo com a SES, o critério de escolha das 14 cidades que receberam as doses de vacina da dengue foram os considerados com alta taxa de transmissão de dengue nos últimos 10 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta que, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Saiba as cidades que vacinam contra a dengue na Paraíba

João Pessoa

Santa Rita

Cabedelo

Bayeux

Conde

Caaporã

Sapé

Alhandra

Pitimbu

Cruz do Espírito Santo

Lucena

Mari

Riachão do Poço

Sobrado

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade