Paraíba Cidades

Após recaptura, Eduardo dos Santos é o único preso entre os 10 condenados pela 'Barbárie de Queimadas'; veja pena de cada um

Outros condenados pelo crime estão no regime semiaberto, em liberdade condicional, já cumpriram medida socioeducativa ou foram assassinados.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

20/03/2024 às 07:18:17 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
Outros condenados pelo crime estão no regime semiaberto, em liberdade condicional, já cumpriram medida socioeducativa ou foram assassinados. 'Barbárie de Queimadas' foi como ficou conhecido o estupro coletivo planejado contra cinco mulheres em uma festa de aniversário seguido pela morte de duas delas. Crime conhecido como 'Barbárie de Queimadas' completa dez anos com somente um dos condenados preso em regime fechado

Carol Diógenes/Arquivo Pessoal

"Barbárie de Queimadas" foi como ficou conhecido o estupro coletivo planejado contra cinco mulheres em uma festa de aniversário seguido pela morte de duas delas, na madrugada do dia 12 de fevereiro de 2012, em Queimadas, no Agreste da Paraíba. Dos sete homens e três adolescentes que foram condenados pelo crime, apenas o mentor Eduardo dos Santos está preso.

Seis homens envolvidos no crime foram condenados em outubro de 2012 e sentenciados a cumprir pena de reclusão em regime fechado no presídio de Segurança Máxima PB1, em João Pessoa.

Eduardo dos Santos foi condenado a 108 anos de prisão em setembro de 2014 e fugiu da penitenciária PB1, em 2020. Ele foi recapturado nesta terça-feira (19) após mais de três anos foragido e agora está preso novamente.

Os outros nove condenados pelo crime estão no regime semiaberto, em liberdade condicional, já cumpriram medida socioeducativa ou foram assassinados. Veja abaixo as penas às quais cada um foi condenado e qual a situação atual de cada um deles.

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: veja casa onde estava escondido Eduardo dos Santos

FUGA: Eduardo usava documento falso e contou com ajuda financeira de familiares

Autor de livro sobre o crime: 'a última página foi escrita'

Priscila, Michele e Izabella, vítimas das Barbárie de Queimadas

Reprodução/TV Globo

Eduardo dos Santos Pereira

Considerado o mentor do crime, Eduardo dos Santos foi à júri popular. Ele foi considerado culpado por dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma, além dos cinco estupros. Por estes crimes, ele foi condenado a 106 anos e 4 meses de reclusão. Além disso, ele recebeu uma pena de 1 ano e 10 meses de detenção pelo crime de lesão corporal de um dos adolescentes envolvidos no crime.

Ele foi encaminhado à Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes de João Pessoa, conhecida como PB1.

Eduardo dos Santos Pereira é acusado de ser o mentor da Barbárie de Queimadas e está foragido

Reprodução/TV Cabo Branco

O criminoso fugiu da penitenciária no dia 17 de novembro de 2020. Eduardo trabalhava na cozinha e quando um policial penal esqueceu um molho de chaves no local onde o detento trabalhava, ele pegou as chaves, abriu o almoxarifado e saiu pela porta lateral do presídio.

Depois de mais de três anos foragido, Eduardo foi preso em uma casa alugada em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.

Luciano dos Santos Pereira

Luciano dos Santos Pereira, irmão de Eduardo, foi condenado a 44 anos de prisão. Conforme as investigações, os abusos foram planejados pelos irmãos Luciano e Eduardo dos Santos Pereira, que teriam convidado outros homens para abusar sexualmente das convidadas na festa de aniversário de Luciano. Segundo informações contidas no processo, o crime seria um "presente" para o aniversariante.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-PB), o criminoso teve deferida em 7 de dezembro de 2023 sua transferência de domicílio penal para comarca do Rio de Janeiro, visando o cumprimento da pena em local próximo onde habitam seus familiares. A secretaria também confirmou que Luciano estava em progressão para o regime semiaberto e era monitorado por tornozeleira eletrônica na Paraíba.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro e questionou sobre a situação do apenado atualmente, mas não recebeu resposta até a última atualização desta matéria.

Jacó Sousa

Jacó Sousa foi sentenciado a 30 anos de reclusão, por estuprar duas mulheres e participar no abuso das outras três vítimas. Ele foi assassinado quando voltou à cidade do crime, depois de ter direito à liberdade condicional.

Diego Rego Domingues

Diego Rego Domingues foi liberado para cumprir a pena de 26 anos e seis meses no regime semiaberto, na Penitenciária de Segurança Média de Mangabeira, em João Pessoa. Ele participou dos cinco estupros. Conforme apurou o g1, ele está em liberdade condicional desde 2022.

Fernando de França Silva Júnior

Fernando de França Silva Júnior, vulgo 'Papadinha', foi condenado a 30 anos de prisão, por estuprar uma vítima e colaborar para a violência sexual de outras quatro. Conforme apurou o g1, ele está em regime semiaberto desde 2022.

Luan Barbosa Cassimiro

Luan Barbosa Cassimiro deve cumprir 27 anos de reclusão, pela violência sexual praticada contra uma vítima e participação no estupro das quatro demais. Conforme apurou o g1, ele está em liberdade condicional desde 2022.

José Jardel Sousa Araújo

Já José Jardel Sousa Araújo foi condenado a 27 anos. Ele participou dos cinco estupros. Conforme apurou o g1, ele também está em liberdade condicional desde 2022.

Os adolescentes

Os três adolescentes já cumpriram medida socioeducativa no Lar do Garoto, no município de Lagoa Seca, Agreste do estado.

Vídeos mais assistidos do g1 PB
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade