Paraíba

Setor de serviços na Paraíba cresce 8,7% e registra maior crescimento do Nordeste em janeiro 2024

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o maior crescimento entre os Estados da Região Nordeste em janeiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados, nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

16/03/2024 às 12:51:44 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o maior crescimento entre os Estados da Região Nordeste em janeiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados, nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Paraíba registrou alta de 8,7% em janeiro sobre o mesmo mês do ano passado, além de alta bem acima do País (2,8%).

O índice paraibano em janeiro sobre dezembro também registrou alta de 4,4% e liderou a taxa de crescimento entre os nove Estados do Nordeste, alcançando ainda o 6º maior crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, atrás apenas dos estados do Amazonas (10,9%); Rio de Janeiro (5,3%); Roraima e Acre (5,1%) e Rondônia (4,6%). A taxa de crescimento do País foi de 0,7%.

RANKING DO NORDESTE – O Estado da Paraíba liderou a taxa entre os Estados do Nordeste nos dois indicadores: crescimento de janeiro sobre dezembro (4,4%) e de janeiro/24 sobre janeiro/23 (8,7%). No indicador de janeiro deste ano sobre o ano passado, os Estados do Nordeste que mais cresceram, além da Paraíba (8,7%), foram Sergipe (6,2%), Piauí (6%) e Maranhão (5,3%). Já o Estado do Rio Grande do Norte foi o único que registrou queda (-3,6%).

DESEMPENHO DAS ATIVIDADES – Segundo o IBGE, houve alta em quatro das cinco atividades de serviços em janeiro ante dezembro. São elas: setor de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes; outros serviços. A única atividade a registrar queda foi a de serviços prestados às famílias, que recuou 2,7% em janeiro ante dezembro.

Ao analisar o comportamento do segmento informação e comunicação, o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, disse que o destaque ficou com serviços audiovisuais. "Impulsionados pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings. Com o período de férias, as salas de cinema acabaram recebendo mais público e aumentando o faturamento das empresas desse segmento", apontou.

Ele destacou também o aumento da receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros em função da produção de material didático direcionado às escolas.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade