Paraíba Cidades

Vacina contra dengue: João Pessoa imuniza menos de 15% do público-alvo em três semanas

A capital da Paraíba possui uma população de 54.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

14/03/2024 às 14:09:17 - Atualizado há
A capital da Paraíba possui uma população de 54.520 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, mas só aplicou 6.910 doses em três semanas de vacinação. Vacina contra dengue

Roberto Carlos/Secom

João Pessoa imunizou menos de 15% do público-alvo da vacinação contra a dengue. Em três semanas, apenas 13% da população de 10 a 14 anos receberam a vacina, e com isso a capital está abaixo da meta estabelecida pela campanha. A capital é uma das 14 cidades da Paraíba vacinando contra a dengue.

A capital João Pessoa possui uma população de 54.520 crianças e adolescentes dentro do público-alvo, recebeu 21.941 doses, mas só aplicou 6.910 vacinas. Os números de imunização são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e referentes até a terça-feira (12).

O secretário de saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Junior, afirmou em entrevista à CBN João Pessoa que a "vacinação está muito aquém do esperado". A meta da campanha é de 20% do público-alvo.

"Nós estamos vacinando crianças de 10 a 14 anos, um público que, paradoxalmente, é o público que mais complica por essa doença, é o público que mais interna, que mais vai para a UTI, é o público que morre por dengue, são crianças de 10 a 14 anos, é por isso que foi o público-alvo inicial, nós não conseguimos atingir ainda 20% da nossa meta", afirmou o secretário de saúde.

O secretário destaca que a prefeitura está realizando uma busca ativa para identificar crianças ainda não vacinadas e vêm utilizando a mídia para orientar as pessoas, mostrar que a vacina da dengue é segura e pode evitar casos graves e morte dos seus entes queridos.

João Pessoa também apresenta uma porcentagem abaixo da média da Paraíba. Em todo o estado são 92.380 crianças e adolescentes, foram distribuídas 37.040 doses, mas apenas 15.681 foram aplicadas, representando uma cobertura vacinal total de 17%. A capital começou a aplicar a vacina contra a dengue no dia 19 de fevereiro.

O primeiro lote de vacinas contra a dengue foi distribuído no dia 15 de fevereiro para catorze cidades paraibanas. As localidades foram escolhidas conforme porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2, que é uma versão mais grave da doença.

As doses foram enviadas para João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Sapé, Conde, Caaporã, Alhandra, Mari, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Sobrado e Riachão do Poço.

Cobertura vacinal da população de 10 a 14 anos na Paraíba

Outras baixas porcentagens

Os municípios de Santa Rita e Bayeux, localizados na Grande João Pessoa, também apresentam baixos índices de vacinação.

Santa Rita apresenta a menor porcentagem de imunização, sendo 12% do público-alvo vacinado. A cidade possui uma população de 11.352 crianças e adolescentes, recebeu 4577 doses do imunizante, mas só aplicou 1.313 vacinas.

No município de Bayeux existe uma população de 5.937 crianças e adolescentes, receberam 2.379 doses, mas só foram realizadas 885 doses. A cobertura total no município é de 15%.

As duas prefeituras foram procuradas para falar sobre os números, mas não divulgaram nenhum posicionamento até a última atualização desta notícia.

Aplicaram 90% das doses recebidas

Ao contrário dos baixos números na Grande João Pessoa, os municípios de Sobrado, Sapé, Lucena e Mari se destacam por atingir altos índices de vacinação nesta primeira etapa da campanha. Essas cidades apresentam populações menores de crianças e adolescentes e conseguiram aplicar 90% das doses recebidas.

Sobrado é a cidade com a maior porcentagem de vacinação, registrando 38% da cobertura da população. São 601 crianças e adolescentes no público-alvo, foram entregues 252 doses, com 229 vacinas aplicadas.

Vacina contra dengue

A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O quantitativo distribuído é direcionado para a primeira dose do esquema preconizado.

"A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti e na 1ª Região de Saúde já vamos iniciar a vacinação com todo o público da faixa etária de 10 a 14 anos. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares", pontuou a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Saúde da Paraíba, Márcia Mayara.

A Secretaria de Saúde ressalta que, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade