Paraíba Cidades

Gohan e Videl da Paraíba: fãs de Dragon Ball homenageiam anime nos nomes dos filhos

Gohan, de 8 anos, e Videl, de 4 anos, são filhos de fãs de Dragon Ball.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

09/03/2024 às 05:51:17 - Atualizado há
Gohan, de 8 anos, e Videl, de 4 anos, são filhos de fãs de Dragon Ball. Os nomes das crianças são de personagens do anime criado por Akira Toriyama, que teve a morte anunciada nesta sexta-feira (8). Fã de Dragon Ball explica por que colocou nome do filho de Gohan

Gohan e Videl são os nomes de dois personagens do anime Dragon Ball. Mas também são os nomes de duas crianças paraibanas, filhos de fãs do desenho japonês. Gohan tem 8 anos e mora em Bayeux, na Grande João Pessoa. Videl, que tem 4 anos, mora em Guarabira, na região do Brejo. Apesar da distância que separa as cidades, cerca de 88 km, as famílias se aproximam pela paixão que nutrem pela história criada por Akira Toriyama, que teve a morte anunciada nesta sexta-feira (8).

Fantasiado como o personagem da saga de Dragon Ball, o Gohan da vida real é fã da série

Arquivo Pessoal

Os personagens do mangá e anime criados por Toriyama que inspiraram os pais fãs de Dragon Ball a colocarem em seus filhos esses nomes, curiosamente, formam um casal na trama. O Gohan do desenho (filho do protagonista Goku) é um lutador, considerado um dos melhores dentro daquele universo, e a sua companheira Videl também é especialista em artes marciais.

Videl, Goten e Gohan, em cena de Dragon Ball Z

Reprodução

Na vida real, as crianças Gohan e Videl não se conhecem, muito menos os seus pais. No entanto, o sucesso que o desenho fez no Brasil após as inúmeras reproduções em televisão motivou as homenagens. É o caso da guia de turismo Chrysti Soares, de 30 anos, e o programador Sílvio Ribeiro, de 46 anos, pais de Gohan, e de Diego da Silva Targino, de 32 anos, pai de Videl.

LEIA TAMBÉM:

'Dragon Ball': Como Akira Toriyama criou a saga de anime mais reconhecida no ocidente

Além de 'Dragon Ball': Akira Toriyama também desenhou personagens de games

Gohan, de 8 anos, e Videl, de 4 anos, são filhos de fãs de Dragon Ball

Arquivo pessoal

Gohan nasceu em Bayeux

Em 23 de dezembro de 2017, nascia no Hospital Materno Infantil João Marsicano, em Bayeux, Christian Gohan Oliveira Santos. Fã de Dragon Ball, o casal Chrysti e Silvio fez um acordo: se os filhos que tivessem fossem meninos, o pai dava o nome; se fossem meninas, a mãe escolheria. E foi na primeira filha do casal que outro personagem do mundo da cultura geek quase deu nome à criança.

"Na primeira gravidez ainda não sabíamos qual era o sexo do bebê. Naquela época, ele já estava na cabeça de colocar o nome da criança de Gohan. Quando a minha filha nasceu eu queria colocar o nome dela de Sakura, mas todo mundo ficava dizendo que ia sofrer bullying, acabou não dando certo. Mas, quando veio o segundo filho, foi uma alegria, porque quando ele nasceu colocamos Gohan", explicou.

A personagem que quase deu nome à garota que se chama Júlia Tailine, que atualmente tem 9 anos, era Sakura, de outro anime japonês muito conhecido em terras brasileiras nos anos 2000: Sakura Card Captors. O desejo da mãe em colocar este nome na recém-nascida não foi concretizado, mas isso não a impediu de "batizar" a cadela dessa forma.

"Eu gostaria muito de ter colocado o nome dela de anime, mas não deu certo. Hoje em dia meu cachorro se chama Sakura", brinca a mãe de Gohan.

Em evento na cidade de João Pessoa, em 2019, o pai levou Gohan vestido como o personagem de Dragon Ball

Arquivo Pessoal

A guia de turismo conta também que o casal sempre foi muito engajado com o mundo geek, participando de eventos, fazendo cosplay (se vestindo de personagens dos animes) e jogando videogames relacionados aos animes que mais gostavam.

Depois do nascimento dos filhos, essa paixão, segundo conta a mãe, passou para Gohan, que também assiste ao anime, faz cosplays, adora ir a eventos com a temática de Dragon Ball e, principalmente, se recusa a ser chamado por outros nomes, como Christian, que também está na Certidão de Nascimento.

"A paixão passou para ele. O avó dizia que ele iria sofrer bullying, não ia dar certo, que ninguém iria chamar ele por esse nome, mas hoje em dia todo mundo conhece ele por Gohan. Até os amiguinhos dele de escola conhecem ele assim. Por onde a gente passa, é o pai de Gohan e a mãe de Gohan. Perdemos nossa identidade", brinca.

Participando de tantos eventos e se vestindo como o personagem de Dragon Ball, o Gohan de Bayeux já aprendeu até a fazer "golpes" característicos do desenho japonês que se popularizou durante a década de 1990 no Brasil. O Gohan da vida real também sabe fazer um "Kamehameha".

"Gohan ama Dragon Ball, sabe até como dar o Kamehameha e fazer teletransporte (do anime) desde novinho", contou.

Saiba a história de Gohan, nascido em Bayeux, que tem nome em homenagem a personagem de Dragon Ball

Arquivo Pessoal

Videl nasceu em Guarabira e 'não liga' para os animes

Segundo o pai, Diego da Silva, a paixão pelo anime ficou restrita a ele na família em Guarabira. Antes do nascimento de Videl, o pai e a esposa tiveram um diálogo para definir o nome que seria de agrado para ambos, com a mulher tendo dado uma opção mais "comum" para ser o nome da filha do casal.

"É o nome mais bonito que eu acho de todo o anime. Antes dela nascer, eu tive um diálogo com a mãe dela, que queria que ela se chamasse Clarice. Eu queria Videl. Conversamos e combinamos de fazer um nome composto, no caso, Clarice Videl", explicou.

Clarice Videl, de 4 anos, não se interessa muito por Dragon Ball como o pai

Diego da Silva/Arquivo pessoal

O pai explica que quando Videl, que hoje tem 4 anos, era mais nova, ele utilizava da exibição de Dragon Ball na TV para distrair a menina, e ela gostava. No entanto, conforme ela foi crescendo e o pai tendo menos tempo de mostrar o anime para ela, o interesse da filha foi diminuindo.

"Quando ela era bem mais nova, pra entreter ela, eu colocava ela na cadeirinha, vendo, olhando, junto comigo. Aí ela se interessou. Só que, com a minha correria, sem tempo para estar vendo coisas, ela foi perdendo o interesse. Hoje em dia ela não é tão próxima igual a mim não", contou.

Sobre a relação da filha com o nome, o pai faz questão de chamá-la por Videl e diz que por a menina ainda ser muito jovem, ela não tem ainda o entendimento sobre o que se trata o próprio nome.

"Ela gosta do nome. Eu chamo por ela pelo nome Videl, ela atende. Mas ela tem 4 anos, ainda não tem muito conhecimento não, mas ela gosta sim", disse.

Tristeza das famílias pela morte de Akira Toriyama

Akira Toriyama em fotografia feita em 1982

STR/JIJI Press/AFP

Tanto os pais de Gohan quanto o pai de Videl se mostraram muito tristes com a morte do criador do anime, Akira Toriyama. Um comunicado publicado no site de Dragon Ball afirmou que a morte de Toriyama foi provocada por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

"É uma perda grande para o mundo do anime. Vai fazer falta. Ele foi criador de alguns animes, de sucesso por sinal. Sem dúvida, vai fazer muita falta", expressou Diego.

Já a família de Gohan se sentiu "muito abalada" com a notícia da morte do criador do nome que hoje é do filho mais novo do casal Chrysti e Silvio. A mãe do garoto revelou que, quando o menino soube da notícia pela imprensa, ligou para ela, que estava no trabalho.

"Eu estava no trabalho. Ele veio falar comigo pelo WhatsApp, mas não conseguiu. Então ele ligou para mim e me disse que o criador tinha morrido. Ficamos bastante abalados, como fãs. É uma saga, uma vida assistindo Dragon Ball, desde pequenos. Sabemos todas as músicas temas, de abertura. Para a gente foi uma tristeza", lamentou.

Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás. Na lista está Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000).

*Sob supervisão de Krys Carneiro

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: PB Já
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade