Politica Principal

PENSAMENTO PLURAL A experiência eleitoral brasileira e o atoleiro político dos Estados Unidos, por Palmarí de Lucena

O escritor Palmarí de Lucena apresenta, em sua crônica, uma situação vivida no Brasil e nos Estados Unidos, destacando as divisões na sociedade e a frustração com a classe política.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

23/02/2024 às 00:11:48 - Atualizado há

O escritor Palmarí de Lucena apresenta, em sua crônica, uma situação vivida no Brasil e nos Estados Unidos, destacando as divisões na sociedade e a frustração com a classe política. Em seguida, ele compara as consequências das invasões nos dois países, apontando a diferença de desfecho para os protagonistas envolvidos, e a importância da estrutura institucional do Brasil, representada pelo STF e pelo TSE, que atuaram na preservação do processo democrático e na condenação do ex-presidente Bolsonaro. Confira íntegra…

A situação vivida no Brasil em 8 de janeiro de 2023, com a invasão do Congresso, do Palácio Presidencial e do STF, evidencia as profundas divisões e desilusões presentes na sociedade brasileira. Assim como nos Estados Unidos, muitos eleitores brasileiros sentiram-se excluídos por uma elite corrupta e uma classe política indiferente aos anseios da população.

As consequências dessas invasões para os protagonistas são bastante diferentes. Enquanto o autoritário Donald Trump conseguiu estabelecer uma sólida base de apoio e é favorito para ser o candidato republicano em uma futura eleição, Bolsonaro não pode nem mesmo concorrer a um cargo, tendo seu passaporte confiscado e estando sob ameaça de prisão.

Perguntamos então: como o Brasil conseguiu evitar um desfecho semelhante? Será que a experiência brasileira pode oferecer alguma lição para proteger a democracia americana de um candidato disposto a fazer qualquer coisa para recuperar o poder? Infelizmente, a resposta provavelmente é não.

Existem algumas razões para essa diferença. Primeiro, o Brasil possui uma estrutura institucional mais robusta, como o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal Eleitoral, que desempenharam papéis importantes na preservação do processo democrático e na condenação de Bolsonaro por suas declarações falsas sobre fraude eleitoral. Além disso, o país possui um sistema político com uma diversidade maior de partidos, o que dificulta o controle ou a ameaça de líderes populistas

A principal diferença entre o Brasil e os Estados Unidos está na estrutura política. Enquanto os Estados Unidos possuem um partido governante sólido, o Partido Republicano, o Brasil tem um sistema com 28 partidos no Congresso, o que torna mais difícil para um líder ameaçar ou controlar a diversidade de políticos brasileiros.

Portanto, é importante ressaltar que cada país possui características únicas e é necessário um exame cuidadoso das instituições e da cultura política para identificar as melhores estratégias de fortalecimento da democracia. A experiência brasileira não fornece uma solução direta para os desafios enfrentados pelos Estados Unidos, mas pode servir como fonte de inspiração e aprendizado para a proteção e aprimoramento das instituições democráticas.

(Imagens acima da invasão do Capitólio e dos atos de vandalismo em Brasília)

 

Os textos publicados nesta seção "Pensamento Plural" são de responsabilidade de seus Autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog.
Fonte: Hélder Moura
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade