Paraíba

Sisu 2024: veja como fazer matrícula ou cadastro nas universidades da Paraíba

.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

02/02/2024 às 19:04:32 - Atualizado há
UFPB, UFCG, UEPB e IFPB têm procedimentos diferentes para cadastros e matrículas aprovados no Sisu. Confira cada um deles. Centro de Tecnologia da UFPB, em João Pessoa

Angélica Gouveia/UFPB

Logo após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes precisam ficar atentos a um novo passo rumo ao ensino superior: o cadastro ou a matrícula na universidade onde foram aprovados.

O g1 reuniu todos os procedimentos necessários para que os estudantes façam o cadastro ou matrículas na UFPB, UFCG, UEPB e no IFPB, conforme as regras de cada instituição.

UFPB

Na Universidade Federal da Paraíba, o procedimento de cadastro será o mesmo para todos os cursos e deverá ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até o dia 5 de fevereiro.

Sistema para envio de documentos

Veja no edital quais os documentos necessários para o cadastro

Para entrar no SIGAA e fazer o cadastramento, é necessário colocar um código de acesso, encaminhado ao e-mail registrado pelo estudante durante a inscrição no Sisu 2024. O envio dos documentos deverá ser feito em arquivo único para cada campo de documentação e apenas em formato PDF.

O estudante deve acompanhar pelo SIGAA e também no site da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB o resultado da análise documental, que será divulgado até 6 de fevereiro de 2024. Em caso de erros, o candidato poderá enviar a documentação novamente, das 0h às 17h do dia 7 de fevereiro.

Depois da aprovaçao do cadastro online, o estudante deverá acompanhar pelo endereço eletrônico http://www.prg.ufpb.br/ as regras e tudo o que é necessários para a matrícula.

Reitoria da UFCG na sede, em Campina Grande

Marinilson Braga/UFCG

UFCG

Para garantir a vaga na UFCG, o candidato aprovado tem que passar por dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula.

O cadastramento é o procedimento feito logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que vai cursar.

Controle acadêmico para enviar documentos e fazer cadastro

Confira no edital quais são os documentos necessários

Todos os selecionados na chamada regular para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento até a próxima segunda-feira (5), por meio de formulário online.

A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão feitas pelas coordenações de cursos, até 6 de fevereiro. A relação de documentos para cadastramento, por modalidade de concorrência, pode ser conferida no Anexo VI do edital da seleção.

No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, pelo e-mail informado durante a inscrição no Sisu, o que deve ser corrigido.

Feito o cadastramento, o sistema de controle acadêmico da UFCG encaminhará um e-mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema.

Central de Integração Acadêmica do campus de Bodocongó da UEPB, em Campina Grande

Reprodução/TV Paraíba/Arquivo

UEPB

Os candidatos convocados para a matrícula terão a matrícula feita presencialmente pela coordenação do curso ao qual foi selecionado. Mas antes disso, é necessário enviar para o e-mail da coordenação do curso para o qual foi aprovado toda a documentação, em formato PDF, antes do comparecimento presencial.

Lista com contatos das coordenações dos cursos

Confira o edital com a lista da documentação necessária

A matrícula só será feita de forma presencial com a apresentação da documentação original pelo candidato. O prazo para concluir a matrícula acaba no dia 7 de fevereiro às 13h.

IFPB

IFPB/Divulgação

IFPB

No IFPB, a manifestação de interesse da pré-matrícula por parte dos classificados deve ser feita até o dia 5 de fevereiro no Portal do Estudante.

Portal para envio da documentação

Ao acessar o Portal do Estudante, o candidato deve preencher o formulário de pré-matrícula eletrônico, disponível na área do candidato, no menu "Pré-matrícula". Após isso, ele é direcionado para carregar todos os arquivos exigidos nos formatos: PDF, ou JPEG, ou JPG, ou TIFF, ou PNG.

Na mesma área onde está o edital de pré-matrícula, o candidato que se autodeclarou preto ou pardo terá acesso ao edital de convocação para avaliação da comissão de heteroidentificação, marcado para comparecer no dia 5 de fevereiro ao campus do qual foi aprovado, no horário especificado no edital.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade