Politica alpb

ALPB faz sessão em Conceição e encerra ano legislativo em Itaporanga com votação da LOA

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (19), sessão ordinária itinerante no município de Conceição, no Alto Sertão paraibano.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

19/12/2023 às 17:24:57 - Atualizado há

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (19), sessão ordinária itinerante no município de Conceição, no Alto Sertão paraibano. Na penúltima sessão do ano, os deputados apreciaram o PPA – Plano Plurianual – do Estado da Paraíba para o quadriênio 2024-2027, e a Casa de Epitácio Pessoa deu posse à deputada Leonice Lopes. Logo em seguida, os parlamentares seguiram para a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, para apreciarem a Lei Orçamentária Anual e encerrarem o ano legislativo.

Também foi aprovada na sessão a lei que institui no Estado da Paraíba o Estatuto da Pessoa com Obesidade (Foto: Divulgação/ALPB)

Os deputados aprovaram o PL 1.093/2023, do Governo do Estado, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027. O texto enviado ao Legislativo é, na verdade, o planejamento governamental, contendo Diretrizes, Programas Temáticos, Objetivos, além de Metas do Poder Executivo para despesas, para programas de duração continuada, assim como, a garantia de políticas públicas durante o período.

Veja também
Lula não dividirá Ministério da Justiça, diz líder do governo

Na mensagem enviada à Assembleia, a Gestão Estadual destaca que o PPA da Paraíba articula uma visão de futuro com o objetivo de construir "uma Paraíba em boa governança, sustentável, inteligente e inovadora, com cidadania e respeito às diversidades e aos povos tradicionais".

Caberá à Lei Orçamentária Anual (LOA) detalhar as despesas para cada ano de vigência do PPA aprovado hoje pela Comissão de Orçamento.

Em Conceição, os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei Ordinária nº 672/2023, de autoria do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, garantindo políticas públicas às pessoas que sofrem com a obesidade com objetivo de promover a sua inclusão, a proteção à saúde e aos direitos, tratamento adequado, combate ao bullying, assistência social e trabalho. O texto institui no Estado da Paraíba o Estatuto da Pessoa com Obesidade, que dará as diretrizes de ações do poder público para os cuidados com os obesos.

Galdino destacou ainda que a obesidade traz impactos sociais relacionados à diminuição da qualidade de vida e a perda de produtividade, além de estigmas e preconceitos. Para Adriano são "atitudes que prejudicam os relacionamentos e reduzem o bem-estar emocional das pessoas com sobrepeso e obesidade", observou.

Vale do Piancó

O Poder Legislativo Paraibano, ainda durante sessão itinerante no Vale do Piancó, incluiu no calendário turístico e cultural do estado da Paraíba a Festa de Santo Antônio, realizada em Junho no município de Bonito de Santa Fé; a Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição realizada no dia 08 de dezembro no município de Conceição; a Festa de São João realizada em junho no município de Conceição; e reconheceu como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário" realizada em outubro no município de Ibiara; e a Festa da Padroeira Santa Inês, realizada em janeiro no município de Santa Inês.

Posse

Tomam posse nesta terça-feira o deputado Juscelino do Peixe e a deputada Leonice Lopes, ex-prefeita do município de Boa Ventura. Eles assumem as vagas durante o período de licença dos parlamentares Bosco Carneiro e Francisca Motta, ambos dos Republicanos.

"A minha bandeira é, antes de tudo, trabalhar na Assembleia com responsabilidade e atenção a todos os projetos que vierem a ser votado. Temos que pensar nos projetos como melhorias o povo paraibano. Agradeço àqueles que confiaram em dar o voto para que hoje estejamos neste momento tão feliz e tão alegre", declarou a deputada.

Fonte: ALPB

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade