Politica câmara dos deputados

Comissão aprova emenda que incentiva projetos culturais de minorias

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou a emenda do Senado ao projeto de lei que inclui entre as finalidades do Fundo Nacional de Cultura (FNC) o incentivo às culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas e ciganas.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

19/10/2023 às 12:19:42 - Atualizado há

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou a emenda do Senado ao projeto de lei que inclui entre as finalidades do Fundo Nacional de Cultura (FNC) o incentivo às culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas e ciganas. Criado pela Lei Rouanet, o FNC capta recursos para projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura.

Deputado Dorinaldo Malafaia deu parecer favorável à emenda do Senado (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O texto também determina que os recursos do FNC sejam distribuídos de forma equilibrada entre as manifestações culturais, com prioridade para as expressões locais, reconhecidamente tradicionais e consideradas raízes da cultura brasileira.

Veja também
CCJ aprova marco regulatório de fomento à cultura

Pedido do governo

A emenda foi apresentada ao Projeto de Lei 2098/19 (anteriormente PL 4333/16), da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que foi aprovado em 2019 na Câmara, e enviado ao Senado.

A emenda foi proposta pela relatora do projeto, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Ela incluiu as culturas quilombolas e ciganas, atendendo a um pedido do governo.

Preconceito

O relator do projeto na Câmara dos Deputados, deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) deu parecer favorável à emenda do Senado.

"Ela busca contribuir concretamente para a desconstrução do quadro histórico de injustiça e preconceito a que ainda hoje são submetidos não só os grupos afrobrasileiros e indígenas, mas as minorias de maneira geral", disse Malafaia.

A emenda será analisada agora nas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade