Paraíba

Livros contam a história de Umbuzeiro, município paraibano famoso por seus nomes ilustres

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

02/05/2021 às 07:54:15 - Atualizado há
Lançamentos vão acontecer na tarde deste domingo (2), dia de aniversário do município. Historiadora Tatiane Vieira é a autora de um dos livros e uma das organizadoras do outro. Tatiane Vieira de Aguiar Barreto é historiadora e autora do primeiro livro historiográfico sobre Umbuzeiro

Tatiane Vieira de Aguiar Barreto/Arquivo Pessoal

Vão ser lançados neste domingo (2) dois livros que ajudam a contar a história do município de Umbuzeiro, no interior da Paraíba, e de muitos de seus personagens ilustres. Pequena cidade localizada na divisa com Pernambuco, ela é famosa por ser a terra do ex-presidente da República Epitácio Pessoa e por nomes como João Pessoa e Assis Chateaubriand. O evento vai acontecer de forma remota a partir de 16h, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura Municipal e é realizado justamente no aniversário de 131 anos de emancipação política de Umbuzeiro.

A principal idealizadora do projeto é a historiadora Tatiane Vieira de Aguiar Barreto, que é mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande e doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco. Ela é a autora de “Umbuzeiro: uma cidade monumentalizada pelos seus filhos ilustres” (lançado pela Editora CRV) e uma das organizadoras de “Umbuzeiro: estudos, histórias e memórias (lançado pela Editora Livro Rápido). Ambas as obras foram financiadas pela Lei Aldir Blanc.

Sobre “Umbuzeiro: uma cidade monumentalizada pelos seus filhos ilustres”, trata-se de uma versão adaptada da dissertação de mestrado de Tatiane, quando ela conta a história da cidade a partir de seus personagens mais famosos. E como eles estão marcados em espaços públicos como ruas, praças e prédios.

“É a primeira obra historiográfica da cidade. Eu fui atrás de saber como esses nomes famosos estão presentes na memória das pessoas de Umbuzeiro. Entender os elementos que atribuem sentidos à cidade”, explicou a autora, que defendeu a sua dissertação em 2015.

Livro sobre Umbuzeiro é uma versão adaptada da dissertação de Tatiane Vieira de Aguiar Barreto

Tatiane Vieira de Aguiar Barreto/Arquivo Pessoal

Mais recentemente, ela se juntou a outra pesquisadora, a mestranda Luzinete Barbosa da Silva, para organizar “Umbuzeiro: estudos, histórias e memórias”, uma coletânea de artigos que tratam de questões historiográficas e geográficas do município. Além das duas organizadoras, participam da obra também outros quatro autores.

"São múltiplos olhares de uma mesma cidade, analisando questões como usos e práticas dos espaços, representações e memórias, sociabilidades religiosas e profanas, educabilidades e recursos hídricos", explica.

Cada autor, assim, revela um pouco das histórias e memórias do lugar. Todos os autores são nascidos em Umbuzeiro e fazem suas pesquisas nas áreas de história ou geografia.

Coletânea de artigos aborda diferentes aspectos históricos e geográficos sobre Umbuzeiro

Tatiane Vieira de Aguiar Barreto/Arquivo Pessoal

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade