Paraíba

Em apenas 21 dias, Paraíba passa de 5 mil para 6 mil óbitos registrados por Covid-19

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

06/04/2021 às 20:43:32 - Atualizado há
É o menor tempo já registrado no estado para superar um novo ciclo de mil mortes. Dados são da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam média de mortes superior a 47 por dia. Hospital ProntoVida, referência no combate ao coronavírus em João Pessoa

Divulgação/Secom-JP

A Paraíba demorou apenas 21 dias para pular de cinco mil para seis mil mortes provocadas por Covid-19, marca essa que foi alcançada no boletim desta terça-feira (6) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Governo da Paraíba. É o menor período de tempo que foi necessário para se chegar a um novo múltiplo de mil óbitos desde que a pandemia chegou ao estado. E, principalmente, desde que o primeiro óbito foi registrado em território paraibano.

Intervalo de tempo a cada mil mortes por Covid-19 na Paraíba

O estado havia chegado à casa das 5 mil mortes no dia 16 de março de 2021. E, para toda essa diferença ser vencida em tão pouco tempo, a média diária de mortes neste período foi superior a 47.

Curiosamente, a marca é alcançada um dia depois do Governo da Paraíba reabrir comércio, igrejas, shoppings centers, bares e restaurantes sob a alegação de que estudos indicariam uma estabilização nos números da pandemia no estado. O G1, contudo, tentou solicitar esses estudos, mas não houve respostas ao pedido.

A primeira morte de Covid-19 em território paraibano foi confirmada em 31 de março de 2020. E foram necessários 92 dias para que a Paraíba chegasse à marca de mil mortes provocadas pela doença, o que aconteceu no boletim da SES de 1º de julho daquele ano. Era o auge da chamada primeira onda da pandemia, de forma que foram necessários apenas mais 39 dias para que, no boletim de 9 de agosto, a marca de duas mil mortes fosse superada.

'É aquela doença, não é?': a história por trás da 1ª morte confirmada por Covid-19 na PB

Relembre histórias de alguns dos mais de 5 mil mortos pela Covid-19 na Paraíba

A partir daí, a Paraíba começou a registrar um abrandamento temporário da pandemia. O terceiro ciclo de mil mortes só foi finalizado 71 dias depois do segundo, quando em 19 de outubro a Paraíba chegou às três mil mortes. E o quarto ciclo foi ainda mais longo, já que a casa das quatro mil mortes só foi alcançada no boletim de 26 de janeiro de 2021, 99 dias depois do ciclo anterior.

Foi nesse período, contudo, que a chamada segunda onda da pandemia se intensificou. Foram 49 dias a partir de então para se chegar às cinco mil mortes e mais 21 dias para às seis mil.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade