Paraíba

SES investiga caso suspeito de reinfecção por Covid-19 em gestante, em João Pessoa

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

25/01/2021 às 10:01:24 - Atualizado há
Uma gestante com 22 semanas testou positivo para doença - após fazer o teste RT PCR - por duas vezes em períodos diferentes. Caso foi identificado durante consulta da gestante na Maternidade Frei Damião

Divulgação/Secom-PB/Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando um caso suspeito de reinfecção por Covid-19, em João Pessoa. Uma gestante com 22 semanas testou positivo para doença - após fazer o teste RT PCR - por duas vezes em períodos diferentes. De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a SES teve conhecimento do caso, que está sendo avaliado.

A gestante foi atendida no dia 18 de janeiro de 2021 com 22 semanas de gestação, apresentando sintomas como dor de garganta, dispnéia, tosse, anosmia e sem comorbidades. Os sintomas começaram a ser sentidos no dia 11 de janeiro, sendo realizado o RT PCR no dia 17 do mesmo mês com resultado positivo.

Em setembro de 2020, a gestante já havia apresentado sintomas gripais, quando também realizou a coleta de RT PCR, testando positivo para a Covid-19.

O caso pode ser considerado reinfecção por Sars-CoV-2, tendo em vista que a paciente realizou duas coletas de RT PCR pelo Lacen-PB em datas distintas com resultado positivo. O secretário Geraldo Medeiros informou que é preciso realizar um sequenciamento genético no Centro de Referência, o que leva, pelo menos, 20 dias para ser concluído.

Conforme a nota técnica da SES do dia 30 de outubro de 2020, a definição do caso suspeito de reinfecção pelo vírus Sars-CoV-2 pode ser considerado o indivíduo com dois resultados positivos de RT PCR em tempo real para o vírus Sars-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade