Saúde

Depois de chegar a 1,30, taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil cai para 1,02, aponta Imperial College

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

01/12/2020 às 13:11:17 - Atualizado há
Dados são do Imperial College de Londres. No ritmo atual, em tese, cada cem pessoas infectadas no país contaminam outras 102. Banhistas lotam a praia do Leme nesta segunda-feira, 30/11/2020

Marcos Serra Lima/G1

A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus no Brasil é de 1,02, aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas no país transmitem o vírus para outras 102. A atualização da estimativa foi divulgada nesta terça-feira (1) e considera dados coletados até a segunda-feira (30).

Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,11) ou menor (Rt de 0,94). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 111 ou 94, respectivamente.

Mundo tem mais de 1,4 milhão de mortes por Covid

Na semana passada, a taxa de transmissão estava em 1,30, a maior desde o fim de maio.

Os cientistas apontam que "a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando; os resultados devem ser interpretados com cautela".

Simbolizado por Rt, o "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.

Números no Brasil

O Brasil tem mais de 173 mil mortes por coronavírus e 6,3 milhões de casos confirmados, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

A média móvel nos últimos 7 dias foi de 35.468 novos diagnósticos por dia, a maior desde 6 de setembro -- quando chegou a 39.356. Isso representa uma variação de 20% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos.

Brasil precisa levar a sério o aumento de casos e mortes pela Covid-19, diz OMS

'Brasil precisa levar muito, muito a sério esses números'

Na segunda-feira (30), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que o Brasil precisa levar o aumento no número de casos de Covid-19 a sério.

“O Brasil teve seu ápice em julho. O número de casos estava diminuindo, mas em novembro os números voltaram a subir. O Brasil precisa levar muito, muito a sério esses números. É muito, muito preocupante”, disse Tedros.

VÍDEOS: novidades sobre as vacinas

Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade