Brasil Eleições 2020

TSE alerta sobre fake news de fraude em urnas eletrônicas

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

23/11/2020 às 07:30:22 - Atualizado há

São falsas as mensagens sobre a anulação, em alguns municípios, dos resultados das eleições por suspeita de fraude em urnas eletrônicas.

As fake news que circulam nas redes sociais são mentirosas. O alerta foi emitido pelo Tribunal Superior Eleitoral que garante que não houve fraude nas eleições, desde a implantação da votação por meio eletrônico, em 1996.

O tribunal lembrou que os dados das urnas eletrônicas são transmitidos por uma rede privada, sem conexão à internet ou bluetooth, e lacres de segurança alertam sobre qualquer tentativa de violação.

Além disso, o resultado da votação pode ser conferido pelos partidos políticos por meio de um relatório impresso de cada urna que indica os votos obtidos por cada candidato. O documento é fixado na porta da seção eleitoral ao final do dia de votação.

O segundo turno das eleições será realizado em 29 de novembro em 57 cidades.

Após o primeiro turno das eleições municipais de 2020, o TSE e o WhatsApp anunciaram o banimento de mais de mil contas suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo.

A plataforma de denúncias é uma das iniciativas da parceria estabelecida entre o TSE e o WhatsApp para combater as notícias falsas nas Eleições Até o dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições, o canal com o TSE recebeu quase 5 mil denúncias.

Fonte: Kariane Costa
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade