Saúde

Ig Nobel, prêmio para os mais 'irrelevantes' da ciência, dá troféu a Bolsonaro, Trump e outros líderes

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

17/09/2020 às 20:36:27 - Atualizado há
Presidentes ganharam na categoria 'educação médica'. Ig Nobel celebrou a 30ª edição neste ano. Jair Bolsonaro, Donald Trump, Vladimir Putin, e outros líderes, ganharam o IgNobel de educação médica por provarem que podem ter um efeito mais imediato em uma pandemia do que cientistas e médicos

Reprodução/IgNobel

O Ig Nobel 2020 foi apresentado nesta quinta-feira (17) com a distribuição de 10 prêmios para os fatos mais inusitados e/ou irrelevantes da ciência dos 6 continentes do planeta. O evento, que geralmente é feito em um teatro da Universidade de Harvard, desta vez foi transmitido online devido à Covid-19.

Veja os vencedores por categoria:

Educação médica: Jair Bolsonaro, Donald Trump, Vladimir Putin, e outros líderes, ganharam por provar que podem ter um efeito mais imediato sobre a vida e a morte do que cientistas e médicos.

Economia: Cientistas do Brasil, Escócia, Polônia, França, Chile, Colômbia, Austrália e Itália tentaram quantificar a relação entre diferentes e desiguais países e a taxa média de beijos na boca.

Física: Pesquisadores da Austrália, Ucrânia, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e África do Sul mostraram o que acontece com o corpo de uma minhoca ao vibrá-lo em alta frequência.

Medicina: Da Bélgica e da Holanda, cientistas diagnosticaram uma nova doença psiquiátrica: misofonia, pacientes que sofrem por ouvir outra pessoa mastigando.

Administração: Venceram cinco chineses assassinos que foram delegando a tarefa de matar uma pessoa um para o outro, mas ninguém conseguiu praticar o crime.

Paz: Governos da Índia e do Paquistão venceram por deixarem seus diplomatas tocarem as campainhas uns dos outros no meio da noite e depois fugirem.

Acústica: Equipe da Áustria, Suécia, Japão, Estados Unidos e Suíça induziram o grito de um crocodilo chinês após inalar gás hélio.

Psicologia: Pesquisadores dos EUA e do Canadá desenvolveram um método para identificar pessoas narcisistas por meio das sobrancelhas.

Entomologia: Cientista americano fez uma revisão de estudos sobre especialistas em insetos com aracnofobia - medo de aranhas.

Materiais: Pesquisadores criaram uma faca feita de fezes para tentar repetir história descrita em livro.

O objetivo do prêmio é "celebrar o incomum, homenagear a imaginação e estimular o interesses das pessoas na ciência, na medicina e na tecnologia", disseram os organizadores. Os vencedores recebem 10 trilhões de dólares do Zimbábue, moeda muito desvalorizada, sem valor em comparação com o dólar americano.

Prêmio em 2019

Silvano Gallus levou o prêmio de medicina por defender que a pizza pode proteger contra doenças e a morte, mas apenas se for feita e comida na Itália.

Brian Snyder/Reuters

No ano passado, um estudo sobre se a pizza fabricada e a comida na Itália ajudam a prevenir o câncer e um outro sobre a temperatura do escroto foram os ganhadores do prêmio.

Cientistas que mediram o volume da saliva de crianças e outros que estudaram o prazer de aliviar a coceira também foram destacados na edição passada do Ig Nobel.

Pizza contra câncer e estudo sobre temperatura do escroto ganham prêmio Ig Nobel 2019

Ig Nobel 2017 premia pesquisas sobre música intravaginal, gatos líquidos e orelhas grandes de idosos

Veja as pesquisas 'que fazem rir' premiadas com o Ig Nobel 2016
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade