Paraíba

Zarinha Centro de Cultura realiza ação social que distribui 100 bolsas de estudo para alunos da rede pública estadual

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

31/03/2022 às 13:50:30 - Atualizado há
O projeto “Juntos Pela Educação” oferece bolsas para o Curso Completo de Português da instituição.

Alunos do Ensino Médio de todo o estado concorrem anualmente às vagas. A Professora Zarinha ajuda as novas gerações a desenvolver o interesse pela língua portuguesa.

Divulgação/Zarinha

Desde 2020, o Zarinha Centro de Cultura, localizado no bairro de Tambaú, mantém uma ação social que consiste em distribuir 100 bolsas de estudo do seu conceituado Curso Completo de Português para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. O projeto, intitulado "Juntos pela Educação" tem alcance geográfico da Zona da Mata ao Alto Sertão, visto que todos os estudantes matriculados na rede pública estadual podem participar e concorrer às vagas. Após uma fase de seleção, realizada em dezembro, foram apontados os melhores classificados para 2022. As aulas já foram iniciadas em fevereiro, na modalidade EaD, com transmissão ao vivo.

Como nos anos anteriores, o processo de seleção contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado e a supervisão do Ministério Público Estadual. O processo permanece o mesmo: após etapa com duas provas, uma de redação e outra de gramática, os 100 primeiros colocados são devidamente informados, confirmam suas vagas e, na sequência, recebem gratuitamente em casa um módulo com material didático-pedagógico, que permite acompanhar todas as aulas do curso à distância.

Vale ressaltar que o Curso Completo de Português oferecido aos bolsistas é igual ao que é dado aos alunos que frequentam a opção presencial. Ele inclui caderno de atividades, indicação de livros, rotina de exercícios regulares e acompanhamento pedagógico da equipe de monitores de Zarinha, tanto no apoio ao cumprimento das atividades quanto na resolução de dúvidas. Por meio dos conhecimentos adquiridos, os alunos declaram "ficar mais preparados para realizar exames como o ENEM", além de aprofundarem seus conhecimentos em Gramática e Literatura.

Os monitores do Curso de Português Completo, Lucas e Mirella, entregaram o módulo pedagógico à aluna Maria Vitória Juvito, em João Pessoa.

Dilvulgação/Zarinha

Nesta importante iniciativa social, que tem a adesão entusiasmada da própria professora Zarinha, é possível descobrir com frequência, entre os alunos selecionados, grandes talentos para a escrita na Língua Portuguesa. Esta é uma das maiores satisfações vividas e proporcionadas pelo corpo docente do Centro de Cultura. Graças ao “Juntos Pela Educação", não importa o quanto pequena ou distante seja a cidade de origem do aluno, sempre há inúmeros estudantes que se destacam e são motivados a seguir adiante para aprimorar seu potencial intelectual e literário.

A professora Zarinha envolve-se pessoalmente no projeto e usa parte do tempo de sua agenda de docente interdisciplinar para se dedicar a incentivar as novas gerações a cultivar o gosto e o apreço pelo nosso idioma. Após a primeira edição, em 2020, já foram contemplados estudantes de 18 cidades da Paraíba. O "Juntos pela Educação" deste ano contou com parcerias de empresas privadas paraibanas que de alguma forma apoiaram a ação. São elas: Marcos Inácio Advogados, São Braz Indústria de Alimentos e Provisão. Cada uma foi simbolicamente reconhecida pelo Zarinha Centro de Cultura como "Empresa Amiga da Escola". Pela educação, todos vencem juntos.
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade