Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraíba

MPF investiga trânsito irregular de catamarãs no Caribessa, em João Pessoa


Ãrea faz parte de uma Ãrea de Proteção Ambiental (UPA) de Naufrágio Queimado. Caribessa, em João Pessoa

Dayse Euzébio/Secom-JP

O Ministério Público Federal na Paraíba instaurou um inquérito civil público para investigar o trânsito de catamarãs na praia do Bessa, em João Pessoa, numa área que é popularmente conhecida por Caribessa. A portaria é assinada pelo procurador Bruno Galvão Paiva e está publicada no Diário do Ministério Público Federal Eletrônico desta quarta-feira (16).

Praia do Bessa oferece esportes aquáticos e bares tradicionais aos visitantes

Em suas justificativas, o procurador lembra que a área faz parte de uma Ãrea de Proteção Ambiental (UPA) de Naufrágio Queimado. Ele diz ainda que a ação civil pública tem o objetivo de garantir a proteção do meio ambiente e "apurar supostas irregularidades no trânsito de catamarãs e outras embarcações". Algo que estaria "expondo a riscos os frequentadores do local e provocando a destruição de corais".

Procurado pela reportagem, o empresário David Montenegro, que foi quem primeiro começou a explorar a área e que a batizou de Caribessa, concordou que é necessário que haja um ordenamento da exploração realizada pelos catamarãs, para promover assim um turismo sustentável. "É preciso se preocupar com o despejo dos dejetos, e até a quantidade de pessoas por catamarã", comentou.

Já o presidente da Associação de Catamarãs, Antônio Andrade, disse que só vai se pronunciar após obter mais detalhes sobre o caso.

De toda forma, o procurador registra que o objetivo é aprofundar as investigações quanto aos impactos gerados pela atividade turística nos corais e, ainda, avaliar as possibilidades e os limites para o trânsito de embarcações no local.

Praia de João Pessoa ganha o apelido de 'Caribessa' por causa da água transparente

G1/PB

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!