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Atividades não-presenciais do primeiro semestre letivo de 2020 começam em 21 de setembro para os campi Juiz de Fora e Governador Valadares. Campus em Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de ForaA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou neste sábado (12) o período de matriculas para as disciplinas do ensino remoto emergencial dos cursos de graduação. As atividades não-presenciais do primeiro semestre letivo de 2020 começam no dia 21 de setembro e vão até 27 de novembro. Os alunos têm até o dia 16 de setembro para efetivarem as matrículas. Após a data, os pedidos são ajustados pelos coordenadores, se houver necessidade, até o dia 30 de setembro. No Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), os alunos encontrarão um termo de autorização de uso de imagem e voz para gravação das aulas e demais atividades remotas. O termo deve ser assinado virtualmente pelo estudante, como condição para participar das disciplinas matriculadas.A modalidade do ensino remoto emergencial dos cursos de graduação foi aprovada pelo Conselho Superior (Consu) há quase mês. O segundo semestre, por sua vez, tem previsão de início em 14 de dezembro e de término em 22 de março de 2021. O calendário é válido para os campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.O calendário acadêmico prevê ainda todas as datas importantes do segundo semestre letivo. O documento está disponível para consulta no site.Ensino remoto emergencialSegundo a UFJF, a metodologia passa a ser utilizada como uma alternativa para a continuidade das atividades acadêmicas, considerando a qualidade da educação oferecida, assim como a inclusão, as condições de trabalho e a vigência emergencial. Dessa forma, será desenvolvida temporariamente com o intuito de promover o ensino universitário, a partir da utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação, possibilitando a interação entre o estudante, o professor e o conhecimento.A instituição informou que é importante considerar que atividades de ensino remoto emergencial devem atender aos estudantes nas diferentes condições sócio-familiares, visando a facilidade de acesso e à melhor qualidade de ensino. Neste sentido, dinâmicas simultâneas devem ocorrer nos mesmos dias da semana, horários previstos e cadastrados no Siga, de acordo com o Plano Departamental, ou em dias e horários acordados entre os professores e todos os alunos da disciplina, sem que haja sobreposição de horários com outras matérias obrigatórias do mesmo período e deve respeitar o turno de oferta do curso.Por se tratar de uma metodologia diferente da habitual, os estudantes podem requerer, a qualquer momento, o trancamento total ou parcial da matrícula, justificando a impossibilidade do acompanhamento das atividades remotas, sem a necessidade de apresentação de documentação comprobatória.Para tirar as dúvidas da comunidade acadêmica, a UFJF organizou uma série de lives para explicar sobre a metodologia remota de ensino. Os diálogos trazem temas diversos como, por exemplo, esclarecimento de dúvidas; desafios e possibilidades de ensino durante a pandemia; inclusão dos segmentos estudantis e docentes diante da situação de excepcionalidade; e o uso de metodologias ativas para a continuidade da oferta de uma educação de qualidade. As atividades podem ser acompanhadas pelo canal da universidade sem a necessidade de inscrição prévia.