Paraíba

Programa de inclusão digital deve chegar até 20 mil escolas em todo o país; ações iniciaram na PB

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta quarta-feira (04/09) a ampliação da inclusão digital em escolas públicas de todo país por meio da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC).

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

04/09/2024 às 13:33:22 - Atualizado há
Foto: Portal da Capital

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta quarta-feira (04/09) a ampliação da inclusão digital em escolas públicas de todo país por meio da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC). Uma das ações incluídas no programa teve o projeto piloto implantado na Paraíba, no município de Baía da Traição, no litoral do Estado.

O Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e parceiros, tem por objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Com a meta de levar internet de qualidade e reduzir as desigualdades, Juscelino destacou a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC) como um dos programas prioritários da pasta. Nesse âmbito, os ministérios se uniram para lançar o edital de renúncia fiscal do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O objetivo é levar internet de banda larga e wi-fi para até 20 mil escolas públicas no ensino básico até 2026. A iniciativa viabilizará o investimento de até R$ 1,2 bilhão.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Juscelino celebrou o avanço da distribuição de tecnologia no ensino básico de todo o país.

“E vocês não tem noção da felicidade da molecada que nunca teve a oportunidade de mexer num computador. Quando tem um laboratório ali, tem aquele ambiente para ele brincar, para ele estudar, para ele poder aprender. Então aquilo é emociona a gente quando a gente vê. Então, a nossa estratégia é levar conectividade com velocidade, com banda, com rede, para que possa ser aplicado conteúdos pedagógicos para que possa ser disponibilizada para os alunos da rede pública. É montar uma rede interna com infraestrutura wi fi em todas essas escolas. Na Paraíba a gente teve lá na Baía da Traição. Fui lá em comunidades quilombolas, fui visitar as escolas conectadas lá”, enalteceu.

Ouça:

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade