A Agência Mural e a Transmídia deram início à jornada formativa ‘Do Jornalismo Local ao Negócio’, destinado a apoiar organizações de comunicação em fase inicial da trajetória.
A Agência Mural e a Transmídia deram início à jornada formativa ‘Do Jornalismo Local ao Negócio’, destinado a apoiar organizações de comunicação em fase inicial da trajetória. Foram selecionadas 10 veículos para participar das formações, com integrantes de todas as regiões do Brasil: Centro-Oeste (1),Nordeste (2), Norte (3), Sul (1) e Sudeste (3).
O projeto terá seis encontros virtuais ao vivo, desenvolvidos a partir de oficinas especializadas para organizações de jornalismo local e independente, com base nas experiências das realizadoras.
As oficinas irão abordar temas que discutem da missão ao negócio, a política editorial e as estratégias de operação, gestão com diversidade, além de dicas de como se estruturar e criar modelos de negócio mais sustentáveis.
A iniciativa está dentro do Clube Mural, área de treinamento e experimentação no jornalismo local da Mural.
“Vamos levar a experiência de como construímos o nosso jornalismo ao longo de 13 anos e os desafios que enfrentamos para buscar sustentabilidade”, conta a diretora institucional Cíntia Gomes, uma das coordenadoras da iniciativa.
Para Caê Vatiero, da Agência Transmídia, a primeira organização jornalística do Brasil a cobrir a pauta da população trans, a jornada foi pensada para ampliar a diversidade no jornalismo.
“O desenvolvimento e a sustentabilidade são grandes desafios para o ecossistema do jornalismo independente. Queremos descentralizar o conhecimento pensando principalmente em critérios de regionalidade, raça e gênero”, ressaltou Caê Vatiero, um dos cofundadores da Transmídia.
O objetivo das formações é circular o conhecimento para que as iniciativas possam encontrar mais rapidamente o caminho para o desenvolvimento e sustentabilidade, beneficiando jornalismo local como um todo.