Paraíba

VLibras: projeto desenvolvido pela UFPB em parceria com Governo Federal é premiado na Áustria

A Suíte VLibras recebeu em Viena, na Áustria, o Prêmio Projeto Zero 2024.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

26/02/2024 às 18:24:36 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução internet

A Suíte VLibras recebeu em Viena, na Áustria, o Prêmio Projeto Zero 2024. A solução é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

"A transformação digital só será completa se for para todos os brasileiros. Este prêmio é o reconhecimento de como o governo está engajado para a inclusão digital de todos os cidadãos deste país", afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

A Suíte VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras. Atualmente, a iniciativa do MGI é utilizada por 120 mil sites, conta com 90 mil frases treinadas por inteligência artificial e, ainda, 21 mil sinais cadastrados em sua biblioteca.

Durante a cerimônia na sede das Nações Unidas, foram premiadas 77 experiências. A premiação é organizada pela Fundação Essl, instituição austríaca que busca construir um mundo sem barreiras para o exercício dos direitos das pessoas com deficiência. Assista a premiação, que já está disponível no Youtube da organização.

Mais informações sobre o VLibras estão disponíveis no GOV.BR.

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade