A Suíte VLibras recebeu em Viena, na Áustria, o Prêmio Projeto Zero 2024.
A Suíte VLibras recebeu em Viena, na Áustria, o Prêmio Projeto Zero 2024. A solução é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).
"A transformação digital só será completa se for para todos os brasileiros. Este prêmio é o reconhecimento de como o governo está engajado para a inclusão digital de todos os cidadãos deste país", afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
A Suíte VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras. Atualmente, a iniciativa do MGI é utilizada por 120 mil sites, conta com 90 mil frases treinadas por inteligência artificial e, ainda, 21 mil sinais cadastrados em sua biblioteca.
Durante a cerimônia na sede das Nações Unidas, foram premiadas 77 experiências. A premiação é organizada pela Fundação Essl, instituição austríaca que busca construir um mundo sem barreiras para o exercício dos direitos das pessoas com deficiência. Assista a premiação, que já está disponível no Youtube da organização.
Mais informações sobre o VLibras estão disponíveis no GOV.BR.