Politica auxílio funeral

João Gonçalves apresenta projeto para conceder auxílio funeral a famílias de doadores de órgãos e tecidos na PB

O deputado estadual João Gonçalves (PSB) apresentou nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um projeto de lei que visa beneficiar as famílias dos doadores de órgãos e tecidos no estado.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

21/02/2024 às 16:37:31 - Atualizado há

O deputado estadual João Gonçalves (PSB) apresentou nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um projeto de lei que visa beneficiar as famílias dos doadores de órgãos e tecidos no estado. O projeto prevê a concessão de um auxílio funeral no valor de três salários-mínimos para os parentes ou responsáveis pela pessoa que doou seus órgãos ou tecidos para transplante médico.

Ideia do projeto surgiu a partir do pedido de uma família que precisava enterrar um jovem que doou seis órgãos, mas não tinha condições financeiras para arcar com as despesas (Foto: Divulgação)

Segundo o deputado, a proposta tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos, que é um ato de solidariedade e pode salvar muitas vidas. Ele relatou que recebeu o pedido de uma família que precisava de um funeral para um jovem que doou seis órgãos, mas não tinha condições financeiras para arcar com as despesas. “Aqui, não trata-se de compra de órgãos. Trata-se daquelas pessoas que querem disponibilizar órgãos e tecidos para salvar tantas outras vidas a terem esse benefício”, afirmou.

Veja também
Brasil e EUA concordam com a criação de um Estado Palestino

O parlamentar explicou que o valor de três salários-mínimos é suficiente para cobrir os custos do funeral e do translado do corpo, caso a pessoa tenha falecido em outra cidade. Além disso, o projeto determina que os hospitais e postos de saúde pública informem aos familiares ou responsáveis pelo falecido sobre os benefícios da lei.

O projeto de lei está pronto para ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB e, em seguida, será votado no plenário da Casa.”É um projeto que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas que precisam de um transplante e na vida de muitas famílias que querem honrar a memória de seus entes queridos que doaram seus órgãos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade