Conceição Conceição/PB

Historiador estuda pinturas rupestres descobertas em Conceição, no alto sertão da Paraíba

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

20/02/2024 às 23:12:04 - Atualizado h√°

A Pedra do Letreiro, localizada na Comunidade Cachoeirinha dos Poncianos, no Município de Conceição, mais precisamente no Vale do Piancó, no alto sertão, é parte de um Sítio Arqueológico de Pinturas Rupestres.

H√° cerda de 200 anos, os moradores locais tomaram conhecimento de uma espécie de abrigo em rochas que apresentava um frontão com v√°rios "desenhos e letras", ficando conhecido como a Pedra do Letreiro.

Esta pedra nunca foi estudada até o ano de 2023, quando Frei Matheus Berto Ponciano, morador da comunidade, reconheceu a importância dos "desenhos e letras" e decidiu procurar um amigo historiador.


As pinturas podem ser encontradas tanto na parte interior, quanto na exterior do abrigo. Foram identificadas 18 pinturas, que se destacam entre o grafismo rupestre, com linhas geométricas e registros codificados, variando de 10 a 15cm.

A partir do ponto de vista arqueológico, as pinturas fazem parte de um sítio rupestre, com registro de grafismo, descendentes da Tradição do Nordeste do Brasil, tendo suas pinturas características por traços da sub-tradição do Seridó do Rio Grande do Norte, que expendiu-se penetrando o sertão paraibano em uma cronologia inicial de 9.000 a 8.000 anos, mas isto é uma hipótese e dever√° ainda ser confirmada.


A an√°lise preliminar das pinturas pode ser o princípio para uma nova história sobre o surgimento dos primeiros habitantes da região de Conceição – PB e da Comunidade de Cachoeirinha dos Poncianos.

O Professsor e Historiador, Walber Viera, membro do Grupo Saberes Locais, foi o responsa¬īvel pelas primeiras an√°lises arqueológicas da Pedra do Letreiro, localizada na comunidade de Cachoeiras dos Poncianos.

Fonte: Fidelis Mangueira
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade