Paraíba

Descobertas 21 cavidades naturais subterrâneas na região do Parque Nacional Serra do Teixeira

Uma expedição realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi responsável pela descoberta de 21 novas cavidades naturais subterrâneas graníticas no recém-criado Parque Nacional (Parna) da Serra do Teixeira (PB), sendo 14 cavernas e 7 abrigos.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

11/12/2023 às 18:29:27 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Uma expedição realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi responsável pela descoberta de 21 novas cavidades naturais subterrâneas graníticas no recém-criado Parque Nacional (Parna) da Serra do Teixeira (PB), sendo 14 cavernas e 7 abrigos. Dentro da unidade de conservação federal (UC), foram identificadas 12 cavidades e 9 em seu entorno imediato. Além disso, foram identificados 16 sítios arqueológicos.

"A ação faz parte de um trabalho em conjunto realizado entre o ICMBio/Cecav e a UEPB, por meio do professor, Juvandi Souza, que coordena o Laboratório de Arqueologia, Paleontologia e Espeleologia. A primeira expedição na região foi realizada no ano passado, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Onças, uma UC estadual, onde foram encontradas 35 cavernas e abrigos novos", afirmou o analista ambiental do ICMBio/Cecav, Diego Bento.

Essas ações fazem parte de um projeto contínuo do ICMBio/Cecav, o Inventário Anual do Patrimônio Espeleológico e tem apoio do projeto: Ampliação da Pesquisa e Conservação do Patrimônio Espeleológico do Nordeste Brasileiro, coordenado pela Base Avançada do ICMBio/Cecav do Rio Grande do Norte (BAV-ICMBIO/Cecav). Além disso, esse trabalho está vinculado à ação 4.15 do Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil) – Geoespacialização de sítios arqueológicos no contexto do patrimônio espeleológico brasileiro – cujo objetivo é inventariar sítios arqueológicos e espeleológicos a nível nacional.

A ação também contou com o apoio da prefeitura do município de Água Branca, uma das regiões que integram o Parque Nacional da Serra do Teixeira. Além de Diego Bento e do professor Juvandi Souza, participaram desse trabalho José Iatagan Freitas (BAV-ICMBIO/Cecav),Yasmin Costa (UEPB) e Edinaldo (Prefeitura Municipal de Água Branca).

Parque Nacional da Serra do Teixeira

Localizado no Sertão da Paraíba, entre os municípios de Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D'Água, Maturéia, Olho D'Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira, o parque nacional é o primeiro da região e conta com uma rica biodiversidade, preservando parte da Caatinga. A UC, criada em junho deste ano, abriga grande potencial arqueológico, paleontológico e espeleológico.

PAN Cavernas do Brasil

O Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro possui 44 ações, que são distribuídas em quatro objetivos específicos visando cumprir o objetivo geral: prevenir, reduzir e mitigar os impactos e danos antrópicos sobre o patrimônio espeleológico brasileiro, espécies e ambientes associados, em cinco anos. O PAN contempla 169 táxons nacionalmente ameaçados de extinção, estabelecendo seu objetivo geral, objetivos específicos, prazo de execução, formas de implementação, supervisão e revisão.

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade