Esportes Notícias

Auditoria do TCE constata situação precária em 25 Unidades Básicas de Saúde em municípios da Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou uma auditoria em 119 municípios paraibanos para avaliar a qualidade da saúde pública nas referidas cidades.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

04/12/2023 às 12:14:43 - Atualizado há

COMPARAÇÃO

Os números mostraram que há um índice de conformidade na média de 71%, evidenciando-se que 41 municípios ficaram abaixo da média, dados que estão sendo comparados com os resultados da primeira auditoria, realizada no final de 2022.

Resultados – O trabalho realizado pela Auditoria fecha o relatório com alguns tópicos comparativos com a situação do relatório anterior, consolidado em 2022, fixando-se um quadro de desempenho para cada município.

A situação, conforme ficou destacado, levando-se em conta os melhores e piores resultados, observa-se que houve avanço e melhorias consideradas nos municípios de Cabedelo e João Pessoa. Por outro lado, constata-se piora nos municípios de Patos, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita, conforme o quadro abaixo.

Divulgação/TCE-PB

Em todas as situações os auditores fizeram registros fotográficos, que serão inseridos aos relatórios individuais consolidados para cada unidade de saúde e seus respectivos municípios.

Situação de UBS vistoriada pelo TCE-PB – foto: divulgação/TCE-PB

Situações – Na apresentação foram mostrados alguns casos que chamaram a atenção dos auditores, a exemplo do município de Pirpirituba, no Brejo paraibano, onde se verificou instalações precárias no consultório odontológico, inclusive com a falta de alvará de funcionamento atualizado.

Os auditores mostraram fotografias de vazamentos, tetos com rachaduras – indicando risco de desabamento e falta de rebocos nas paredes da UBS no bairro de Monte Santo, em Campina Grande.

Em Belém, também no Brejo, foram detectados depósitos de lixo contaminado nas proximidades do refeitório.

A situação mais grave foi detectada em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, onde constatou-se tetos caídos, lixo hospitalar em local impróprio, falta de acesso e aspectos de sujeira, supondo-se excrementos de ratos na sala de procedimentos.

Situação de UBS vistoriada pelo TCE-PB – foto: divulgação/TCE-PB

PORTAL DIÁRIO

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade