Comunidade rural assistida pelo projeto Cooperar em Conceição é destaque no Globo Repórter

O programa exibiu um document√°rio sobre a lavoura existente na localidade.

Comunidade rural assistida pelo projeto Cooperar em Conceição é destaque no Globo Repórter

O trabalho realizado pelas 16 famílias de agricultores da Comunidade Cacimba Nova, localizada no município de Concei√ß√£o, Vale do Piancó, vem ganhando destaque na imprensa nacional pelo aproveitamento das √°guas das chuvas recém caídas na regi√£o para o plantio de batata doce e outras raízes, tubérculos e verduras. Toda esta a√ß√£o foi estimulada a partir da assist√™ncia do Projeto Cooperar na implanta√ß√£o de subprojetos de irriga√ß√£o e cisternas e que ter√° continuidade com a implementa√ß√£o do PB Rural Sustent√°vel.

Após matérias exibidas em v√°rios veículos de comunica√ß√£o, no último domingo (28), foi a vez do programa Globo Repórter, da Rede Globo, exibir document√°rio acerca da lavoura existente na localidade, onde as famílias de agricultores residem h√° mais de 30 anos. A √°rea j√° foi assistida pelas a√ß√Ķes do Projeto Cooperar II, na implanta√ß√£o de subprojetos de irriga√ß√£o e cisternas, que, segundo o presidente da Associa√ß√£o Comunit√°ria de Cacimba Nova (Ascocan), Jo√£o Costa, foram respons√°veis para a alavancar o progresso daquela regi√£o sertaneja e estimular a planta√ß√£o. "Agora estamos precisando do Cooperar para mais demandas de acesso à √°gua, porque alguns membros da comunidade ainda n√£o disp√Ķem de cisternas", afirmou Jo√£o Costa.

O representante da comunidade disse que est√° otimista com a nova edi√ß√£o do Projeto Cooperar III, que ir√° implementar a√ß√Ķes desenvolvidas pelo PB Rural Sustent√°vel, com foco no acesso à √°gua de qualidade. Jo√£o Costa adiantou que j√° encaminhou para o Cooperar as demandas contendo a implanta√ß√£o de cisternas. E disse que no futuro vai pleitear para a comunidade um trator para o corte da terra, implanta√ß√£o de energia solar e estímulo tecnológico para incrementar e fomentar a rota√ß√£o de culturas para maximizar a produ√ß√£o rural.

Jo√£o Costa afirmou que sua comunidade tem uma diversidade de cultura muito grande. Além do plantio de batata doce, também produz hortali√ßas, como: tomates, cebolas, piment√£o, quiabo, mel√£o, etc. "Todos os investimentos que recebemos do Governo do Estado, n√£o só do Projeto Cooperar, nós retribuímos com trabalho e isso ajuda ao governo porque Cacimba Nova tem emprego e renda para muitas famílias da regi√£o", acrescentando que o trabalho dessa comunidade foi referendado pelos técnicos do Banco Mundial.

Com os devidos cuidados, os agricultores da localidade, mesmo em plena pandemia da covid-19, n√£o deixaram de trabalhar. Eles, conforme Jo√£o Costa, produzem diariamente para que os produtos cheguem à mesa dos sertanejos paraibanos e de outras pessoas de estados vizinhos.

O presidente da Ascocan falou, também, que o governador Jo√£o Azev√™do conhece a história da comunidade e tem sido muito atencioso, e enalteceu o apoio que vem recebendo do secret√°rio Luiz Couto, da Agricultura Familiar, e do coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama. "Agrade√ßo a Deus pelas chuvas, pela bravura dos agricultores e agricultoras e pelos recursos recebidos que servem para expandir mais ainda nosso projeto e nos tornarmos uma comunidade mais produtiva".