Paraíba alerta do inmet

Chuvas em JP ultrapassam os 80 milímetros; Defesa Civil monitora as áreas de risco após alerta do Inmet

Na manhã deste domingo (11), o índice pluviométrico no município de João Pessoa já ultrapassou os 80 mm de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

11/06/2023 às 16:50:41 - Atualizado há

Na manhã deste domingo (11), o índice pluviométrico no município de João Pessoa já ultrapassou os 80 mm de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A área da Capital que mais choveu foi Tambauzinho, que registrou 83,2 mm nas últimas 24 horas, seguido do Centro, com 80,8 mm.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), João Pessoa está em alerta laranja até às 23h59 deste domingo (11), com previsão de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h (milímetros/hora) ou até 50 mm a 100 mm/dia, risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.

Diante do alerta, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem de prontidão, monitorando nas áreas de risco, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras. Apesar das chuvas contínuas, não foram registradas ocorrências graves.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que o nível do Rio Jaguaribe subiu em alguns trechos, demandando atenção redobrada por parte da Compdec-JP, que está desde a sexta-feira reforçando o trabalho de limpeza na Av. Beira Rio, para que as águas possam fluir com mais facilidade e principalmente amenizar o transbordamento nas comunidades, dando total assistência às famílias.

"A grande preocupação do prefeito Cícero Lucena e de todos os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa é com o bem-estar das pessoas. Por isso seguimos no trabalho em campo e apoiando as comunidades nas necessidades mais urgentes, em algumas delas assistindo as famílias com alimento e água potável", pontuou.

O coordenador da Defesa Civil reforçou que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885, que funciona 24 horas.

 

 

Operação Inverno – Desde de fevereiro a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a 'Operação Inverno', que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Precipitação nas últimas 24h (até as 12h15)

Tambauzinho: 83,2 mm

Centro: 80,8 mm

Cuiá: 77,2 mm

Grotão: 70,8 mm

Manaíra: 70 mm

Cristo: 65,4 mm

Fonte: Cemaden

Fonte: WSCOM
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade