Vale do Piancó Diamante/PB

Saúde de Diamante anuncia inauguração da Policlínica George Abílio Diniz

O novo equipamento de saúde receberá o nome do médico e vice-prefeito de Diamante, que faleceu em 2021.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

02/06/2022 às 17:06:17 - Atualizado há

Em mais uma edição do programa institucional da Prefeitura Municipal de Diamante, na Rádio Educadora FM de Conceição, nesta quinta-feira (2), o prefeito Hermes Mangueira Diniz Filho (MDB) teve a oportunidade de fazer uma prestação de contas das últimas ações de seu governo à população.

Hoje, a pauta principal do debate foi saúde. O secretário Thalmo Barros, convidado especial, fez um balanço das ações de sua pasta e anunciou, em breve, o funcionamento da Policlínica de Saúde, que levará o nome do médico George Abílio Diniz, vice-prefeito da cidade, que faleceu ano passado.

Em 2021, diversas ações marcaram o trabalho realizado pela secretaria Saúde de Diamante. Uma delas, que pode ser considerada a principal foi a instalação do Centro de Imunização, que recebeu o nome de Maria do Rosário Zuza, primeira vítima de Covid-19 no município. O espaço foi inaugurado no dia 3 de maio e atualmente atende toda a população no tocante a vacinação.

No ano passado, todo esforço concentrado do Centro de Imunização foi para as campanhas de vacinação contra a Covid-19. Segundo Thalmo Barros, a Saúde de Diamante, no segundo ciclo de avaliação da Secretaria de Estado da Saúde ficou na vigésima classificação no ranking dos municípios paraibanos que mais vacinou contra a Covid-19. "Graças a Deus, temos hoje 97% da população imunizada com as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde para Covid-19; além disso, nosso Centro não descuidou das outras campanhas de imunização que fazemos em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. E os resultados são satisfatórios, graças ao empenho de nossas equipes", ressalta.

Na assistência farmacêutica, o estoque de medicamentos básicos é satisfatório. "Quando algum tipo de medicamento falta, dá-se pela burocracia licitatória, mas, o essencial o usuário encontra na Farmácia Básica do município", ressalta.

Nas Unidades Básicas de Saúde várias equipes foram reforçadas com a contratação de novos profissionais. Hoje, todas as equipes estão completas e os PSF"s funcionando plenamente.

Exames, consultas e cirurgias

Thalmo Barros detalhou em número os atendimentos na área da saúde. Com os recursos investidos na compra de equipamentos para o laboratório do município, trezentos exames bioquímicos foram realizados em 2021. "Em se tratando de exames mais completos, o laboratório se encarrega de enviá-los pra fora, mas nunca deixamos de atender a quem nos procura", diz.

Durante a entrevista, no programa Diamante Em Foco, ancorado pelo radialista Franck Edson, o gestor municipal da saúde acrescentou que, "quanto as consultas e cirurgias havia uma fila insuperável de pessoas aguardando por exames especializados e cirurgias diversas, as quais estavam represadas desde a gestão passada, mas que agora foram zeradas, graças, primeiramente a Deus e a sensibilidade de nosso prefeito Hermes Filho", ressaltou.

"Na área de ultrassonografia um profissional foi contratado e a cada mês realizamos 50 exames. No ano passado foram quase 380. Com isso, queremos dizer que estamos cuidando da saúde da mulher, principalmente no seu período gestacional", acrescentou.

"Além das ultrassonografias, a secretaria de Saúde também realizou diversos exames de mamografia de rastreamento, também zerando toda a demanda reprimida", completou Thalmo.

"Fizemos ainda 25 endoscopias que nos ajudam a prevenir certas patologias que podem gerar mais complicações para o paciente; quanto aos procedimentos cirúrgicos foram realizados 39 ano passado, muitos deles encaminhados para outros centros de referências, como Patos, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa. Só esse ano já somam 35 cirurgias de baixa e média complexidade", concluiu.

Por fim, o secretário Thalmo Barros agradeceu a sensibilidade do prefeito Hermes Filho, que em sintonia com a secretaria de Saúde tem viabilizado e garantido os mais diversos serviços, com rapidez e qualidade. "As filas de exames foram reduzidas, muitos deles zerados, a exemplo dos exames de endoscopia, ultrassom, exames de laboratório, tomografia e cirurgias de catarata. Já as cirurgias eletivas, todas seguem em atendimento, com o zelo e cuidado possível de nossa parte", enfatizou.


Policlínica

Para esse segundo semestre do ano, Diamante vai ganhar um importante equipamento voltado para a saúde pública. Trata-se da policlínica, que atenderá a população 24 horas por dia, nas áreas de pediatria, cardiologia, fisioterapia, além de exames de ultrassonografia e endoscopia, entre outros. Serviços ambulatoriais também serão disponibilizados para seus usuários, com a criação da Sala de Situação de Pronto Atendimento.

Numa justa homenagem, a policlínica receberá o nome do médico George Abílio Diniz, que morreu em 2021 no exercício do cargo, na condição de vice-prefeito de Diamante.

"Temos certeza de que onde o doutor George aonde estiver vai estar vibrando com esse novo equipamento de saúde, que além de sonhar com isso, foi quem mais nos incentivou e nos estimulou; ali tem o dedo dele e a homenagem é mais do que justa e necessária", lembrou emocionado Thalmo Barros.

Ao final do programa, o filho do saudoso médico, que muito fez pela saúde de Diamante, advogado João Afonso Abílio, agradeceu a homenagem em nome da família.

"Sua lembrança e seu legado continuam na memória afetiva do povo de Diamante, por tudo que meu pai fez por sua terra. Agradecemos a homenagem e em comunhão com a gestão, queremos contribuir com seu trabalho (mesmo não estando conosco), em prol da população e da melhor qualidade de vida dos diamantenses", disse João Afonso.

Ele ainda ressaltou a operosa gestão do prefeito Hermes Filho que tem se esforçado para garantir ações e serviços em benefício da população, com transparência e eficiência no gerenciamento da máquina administrativa, bem como a real sintonia que existe entre as secretarias e o gestor municipal, que tem gerado resultados positivos para o governo municipal.

Fonte: Assessoria
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade