Paraíba

Sisu: UFPB, UFCG, UEPB e IFPB usam sistema para selecionar alunos; veja os critérios

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

14/02/2022 às 15:09:07 - Atualizado há
Inscrições podem ser feitas na página oficial do programa até sexta-feira (18). Resultado da chamada única está previsto para 22 de fevereiro. Universidade Federal de Campina Grande, no campus sede

Marinilson Braga/UFCG/Arquivo

Começam nesta terça-feira (15) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes para vagas em cursos nas universidades públicas. Na Paraíba, 15.649 vagas estão disponíveis em quatro instituições.

Página oficial do Sisu

As inscrições podem ser feitas na página oficial do programa. Os candidatos terão até sexta-feira (18) para fazer a inscrição. O resultado da chamada única está previsto para 22 de fevereiro.

O g1 reuniu os principais critérios usados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Veja abaixo o que é necessário para concorrer a uma vaga.

UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lidera a oferta de oportunidades, com 7.625 vagas, quantidade que já inclui as que são destinadas para ações afirmativas. A instituição seleciona candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Veja o termo de adesão da UFPB ao Sisu

São ofertadas vagas para 122 cursos, nos quatro campi da Instituição. O termo de adesão da universidade ao Sisu indica os pesos e notas mínimas exigidas para os candidatos, além da documentação necessária para a matrícula dos aprovados.

Para concorrer a uma vagam, o candidato precisar de uma nota mínima para redação de 400 pontos e nota média mínima no Enem, como um todo, também de 400.

Centro de Tecnologia da UFPB em João Pessoa

Angélica Gouveia/UFPB

UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibiliza 3.175 vagas. Das oportunidades, 1.576 são para ampla concorrência e as demais estão destinadas para a lei de cotas.

Há vagas para 75 cursos de graduação nos sete campi da instituição, localizados em Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Veja o edital da UFCG para o Sisu

Pode se inscrever para vaga na UFCG o candidato que tenha participado da Enem 2021 e obtido nota maior que zero na prova de redação, além de uma média geral igual ou maior que 400 pontos.

Os candidatos classificados nos cursos da instituição devem encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento - registro acadêmico – entre os dias 23 e 28 de fevereiro por meio de formulário online.

A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos de 25 de fevereiro às 18h do dia 4 de março.

As datas de matrícula e divulgação de listas de espera ainda serão divulgadas em um novo edital.

Campus da UEPB em João Pessoa

Francisco França/Arquivo Jornal da Paraíba

UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) disponibiliza 3.139 vagas para processo seletivo do Sisu. Para que o candidato concorra a uma delas, é preciso que tenha alcançado uma nota mínima de 400 pontos e também média mínima de 400 pontos em todo o Enem.

Veja resolução e quadro de vagas por curso

Os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em instituições da rede pública e privada de ensino da Paraíba e que morem no estado serão bonificados em 10% na nota do Enem.

Também há reserva de vagas para ações afirmativas voltadas na seguintes proporções: 20% para pessoas negras; 2% para indígenas; 2% para pessoas ciganas; 2% para quilombolas; 2% para transexuais, travestis e transgêneros; 2% para pessoas com deficiência; 20% para pessoas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e pessoas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas privadas com bolsa de estudo integral (que devem comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica).

Possíveis vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas através de seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Prédio do Instituto Federal da Paraíba em Picuí (PB)

Divulgação/IFPB

IFPB

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso, turno e campus para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

A instituição também vai adotar um bônus regional que consiste no acréscimo de 10% na nota final do Enem para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais e moram em municípios paraibanos.

Veja o edital

Os cursos superiores da instituição estão distribuídos entre os municípios de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.

Entre as vagas ofertadas, o IFPB oferece 200 para o curso de licenciatura em letras com habilitação em lLíngua portuguesa na modalidade de educação a distância (EaD) nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Sousa e Picuí.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade