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Novo ensino médio na Paraíba: veja como vai funcionar

Por PCV Comunicação e Marketing Digital em 24/10/2021 às 07:04:08
Ajustes devem come√ßar com alunos da 1¬™ série até que atinjam todas as séries até 2024. scola Estadual Severino Cabral, em Campina Grande

Reprodu√ß√£o/TV Paraíba

A implanta√ß√£o do novo ensino médio tem início na Paraíba em 2022, assim como em todo o país. Segundo a Secretaria de Estado da Educa√ß√£o, as escolas paraibanas se preparam para os ajustes, que devem come√ßar com alunos da 1¬™ ano até que atinjam todas as séries até 2024, com base em uma proposta curricular aprovada pelo Conselho Estadual de Educa√ß√£o. O documento funciona como um direcionamento para as institui√ß√Ķes de ensino.

A proposta foca no projeto de vida, preparação mais efetiva para o mundo do trabalho e no aprofundamento das capacidades e habilidades individuais dos alunos.

Íntegra da proposta curricular para o ensino médio na Paraíba

O projeto vale para as redes pública e privada de ensino, e prevê o aumento progressivo da carga hor√°ria de 800 horas para 1 mil horas, podendo chegar a 1.400 horas anuais para a educa√ß√£o integral. H√° ainda a organiza√ß√£o curricular estruturada em uma forma√ß√£o geral b√°sica, pautada nos direitos e objetivos de aprendizagem, com de 1.800 horas, e em elementos flexíveis, com o mínimo de 1.200 horas (entenda as possíveis estruturas no fim desta reportagem).

Outro ponto de destaque da proposta estadual, assim como também da nacional, é uma maior autonomia para os alunos. Com a mudan√ßa, eles poder√£o optar pelas disciplinas complementares com que possuem mais afinidade.

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A parte das atividades curriculares que pode ser escolhida pelo estudante se chama itiner√°rio formativo. Alguns exemplos dos itiner√°rios no estado s√£o “tecnologias, servi√ßos e sustentabilidade” e "diversidades, direitos e culturas".

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Ainda na Paraíba, ser√£o oferecidas seis trilhas formativas nas √°reas de humanas, linguagens, matem√°tica, ciências da natureza, um itiner√°rio integrado e o profissionalizante.

Neste contexto, o documento est√° organizado com a oferta da forma√ß√£o geral b√°sica, comum para todas as formas de ensino médio, e a forma√ß√£o de aprofundamento com os itiner√°rios formativos.

As escolas, conforme informou a Gerência de Ensino Médio da Paraíba, est√£o escolhendo seus itiner√°rios, que também ser√£o de livre op√ß√£o dos alunos, de acordo com o que for ofertado pelas institui√ß√Ķes, mas também levando em considera√ß√£o os projetos de vida de cada um.

A gerência explicou que ainda n√£o foi definido se os projetos de vida dos estudante ser√£o o foco do aprendizado deles. Mas que acha importante considerar esse aspecto, assim como os demais interesses dos alunos.

Por enquanto, foi iniciada a fase de escutas e apresenta√ß√£o da nova proposta curricular. A Gerência Ensino Médio, agora, planeja como far√° as forma√ß√Ķes para gestores e professores.

Possibilidades de estruturas

Ensino Regular com matriz curricular de 3 mil horas anuais - Apresenta uma proposta pedagógica voltada para a forma√ß√£o cidad√£ por meio de estudos preparatórios que comp√Ķem a forma√ß√£o geral b√°sica do estudante, elementos de base diversificada e flexível e a possibilidade de aprofundamento com os itiner√°rios formativos em linguagens e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; matem√°tica; ciências naturais e suas tecnologias e a forma√ß√£o profissional e tecnológica articulada à escolha do projeto de vida dos estudantes.

Ensino Integral com matriz curricular maior que 3,6 mil horas anuais - Apresenta uma proposta de forma√ß√£o integral por meio de estudos preparatórios que comp√Ķem a forma√ß√£o geral b√°sica e elementos de base diversificada e flexível com a oferta dos itiner√°rios preparatórios por √°rea do conhecimento em di√°logo com o projeto de vida dos estudantes.

Ensino Integral Técnico com matriz curricular de 4,2 mil horas anuais - Apresenta forma√ß√£o geral b√°sica preparatória. Uma parte diversificada que permite o di√°logo entre a forma√ß√£o geral b√°sica preparatória e a parte flexível de forma√ß√£o profissional e tecnológica a ser definida pelas unidades escolares em di√°logo com a realidade local e o projeto de vida dos estudantes.

Ensino Regular Técnico e Profissional com matriz de 3 mil horas anuais ou superior - Considera os interesses dos estudantes, a realidade local e as condi√ß√Ķes de oferta e infraestrutura da unidade escolar. Apresenta uma forma√ß√£o geral b√°sica preparatória e uma base de forma√ß√£o para o mundo do trabalho, articuladas com trilhas de forma√ß√£o profissional, que devem ser orientadas a partir dos projetos de vida dos estudantes e as realidades locais.

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Fonte: G1/PB

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