Paraíba

Novo ensino médio na Paraíba: veja como vai funcionar

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

24/10/2021 às 07:04:08 - Atualizado há
Ajustes devem começar com alunos da 1ª série até que atinjam todas as séries até 2024. scola Estadual Severino Cabral, em Campina Grande

Reprodução/TV Paraíba

A implantação do novo ensino médio tem início na Paraíba em 2022, assim como em todo o país. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, as escolas paraibanas se preparam para os ajustes, que devem começar com alunos da 1ª ano até que atinjam todas as séries até 2024, com base em uma proposta curricular aprovada pelo Conselho Estadual de Educação. O documento funciona como um direcionamento para as instituições de ensino.

A proposta foca no projeto de vida, preparação mais efetiva para o mundo do trabalho e no aprofundamento das capacidades e habilidades individuais dos alunos.

Íntegra da proposta curricular para o ensino médio na Paraíba

O projeto vale para as redes pública e privada de ensino, e prevê o aumento progressivo da carga horária de 800 horas para 1 mil horas, podendo chegar a 1.400 horas anuais para a educação integral. Há ainda a organização curricular estruturada em uma formação geral básica, pautada nos direitos e objetivos de aprendizagem, com de 1.800 horas, e em elementos flexíveis, com o mínimo de 1.200 horas (entenda as possíveis estruturas no fim desta reportagem).

Outro ponto de destaque da proposta estadual, assim como também da nacional, é uma maior autonomia para os alunos. Com a mudança, eles poderão optar pelas disciplinas complementares com que possuem mais afinidade.

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A parte das atividades curriculares que pode ser escolhida pelo estudante se chama itinerário formativo. Alguns exemplos dos itinerários no estado são “tecnologias, serviços e sustentabilidade” e "diversidades, direitos e culturas".

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Ainda na Paraíba, serão oferecidas seis trilhas formativas nas áreas de humanas, linguagens, matemática, ciências da natureza, um itinerário integrado e o profissionalizante.

Neste contexto, o documento está organizado com a oferta da formação geral básica, comum para todas as formas de ensino médio, e a formação de aprofundamento com os itinerários formativos.

As escolas, conforme informou a Gerência de Ensino Médio da Paraíba, estão escolhendo seus itinerários, que também serão de livre opção dos alunos, de acordo com o que for ofertado pelas instituições, mas também levando em consideração os projetos de vida de cada um.

A gerência explicou que ainda não foi definido se os projetos de vida dos estudante serão o foco do aprendizado deles. Mas que acha importante considerar esse aspecto, assim como os demais interesses dos alunos.

Por enquanto, foi iniciada a fase de escutas e apresentação da nova proposta curricular. A Gerência Ensino Médio, agora, planeja como fará as formações para gestores e professores.

Possibilidades de estruturas

Ensino Regular com matriz curricular de 3 mil horas anuais - Apresenta uma proposta pedagógica voltada para a formação cidadã por meio de estudos preparatórios que compõem a formação geral básica do estudante, elementos de base diversificada e flexível e a possibilidade de aprofundamento com os itinerários formativos em linguagens e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; matemática; ciências naturais e suas tecnologias e a formação profissional e tecnológica articulada à escolha do projeto de vida dos estudantes.

Ensino Integral com matriz curricular maior que 3,6 mil horas anuais - Apresenta uma proposta de formação integral por meio de estudos preparatórios que compõem a formação geral básica e elementos de base diversificada e flexível com a oferta dos itinerários preparatórios por área do conhecimento em diálogo com o projeto de vida dos estudantes.

Ensino Integral Técnico com matriz curricular de 4,2 mil horas anuais - Apresenta formação geral básica preparatória. Uma parte diversificada que permite o diálogo entre a formação geral básica preparatória e a parte flexível de formação profissional e tecnológica a ser definida pelas unidades escolares em diálogo com a realidade local e o projeto de vida dos estudantes.

Ensino Regular Técnico e Profissional com matriz de 3 mil horas anuais ou superior - Considera os interesses dos estudantes, a realidade local e as condições de oferta e infraestrutura da unidade escolar. Apresenta uma formação geral básica preparatória e uma base de formação para o mundo do trabalho, articuladas com trilhas de formação profissional, que devem ser orientadas a partir dos projetos de vida dos estudantes e as realidades locais.

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Fonte: G1/PB
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