Rio cria Rota da Leitura para doação de livros durante a pandemia

Rio cria Rota da Leitura para doação de livros durante a pandemia

Para promover uma corrente solid√°ria visando a arrecada√ß√£o de livros a serem doados durante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lan√ßou o projeto Rota da Leitura.

Os doadores far√£o o agendamento prévio, sem necessidade de sair de casa, e um carro ser√° disponibilizado gratuitamente para buscar os exemplares nos endere√ßos fornecidos.

O material ser√° utilizado para montagem de salas de leitura e liberta√ß√Ķes de livros em locais com baixos índices de leitura e pouca oferta de equipamentos culturais. Os doadores receber√£o um diploma de Amigo da Leitura.

A secret√°ria de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, afirmou que um dos compromissos é incentivar a leitura entre os cidad√£os.

"Para isso, sempre realizamos eventos de doa√ß√£o de livros. Agora, estamos também pedindo a contribui√ß√£o da sociedade civil. Você que tem livros e gostaria de compartilhar conhecimento, pode entrar em contato para fazer a doa√ß√£o. Pela cultura e literatura vamos incentivar novos leitores para manter essa pr√°tica muito especial", argumentou.

Traçando a rota

O carro da secretaria vai percorrer, a cada semana, uma regi√£o do município do Rio de Janeiro. A rota ser√° tra√ßada a partir da colabora√ß√£o dos doadores.

Quem quiser doar pode entrar em contato pelo Whatsapp (21) 99906-3675 e fazer o agendamento.

Ser√£o aceitos no mínimo dez livros no roteiro a ser tra√ßado, que podem ser de qualquer estilo e n√£o restritos a publica√ß√Ķes did√°ticas, de car√°ter pedagógico usado nas escolas. Os livros devem estar em bom estado de conserva√ß√£o.

O superintendente de Leitura e Conhecimento da Sececrj, Pedro Gerolimich, disse que ser√£o efetuadas triagens nos livros recolhidos, de modo a garantir todos os procedimentos técnicos da quarentena em um período de pandemia. "Cumpriremos todas as orienta√ß√Ķes da Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS)", adiantou.

Libertação de livros

Durante o período de isolamento social imposto para impedir a expans√£o da covid-19, a secretaria n√£o deixou de realizar os eventos de liberta√ß√£o de livros. Nesse período, foram doados 1.388 exemplares.

Uma das a√ß√Ķes foi realizada no Retiro dos Artistas, em Jacarepagu√°, zona oeste do Rio, onde 52 idosos receberam 100 livros. A secretaria também levou livros para a a√ß√£o do Dia das M√£es da organiza√ß√£o n√£o governamental (ONG) Efeito Urbano, no Morro da Providência, no bairro da Gamboa, regi√£o central do Rio.

Veja o link para inscrição no projeto Rota da Leitura.