Paraíba

Programa de distribuição de absorventes e conscientização sobre a menstruação é sancionado na PB

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

15/09/2021 às 13:56:29 - Atualizado há
O programa "Dignidade Menstrual" vai distribuir absorventes, calcinhas absorventes ou coletores menstruais na rede pública de saúde, educação, assistência social e sistema prisional. Sancionada na Paraíba a lei que institui o programa Dignidade Menstrual

Mariana Gonçalves/G1

O Governo do Estado da Paraíba sancionou nesta quarta-feira (15) a lei de nº 12.048, que institui o programa “Dignidade Menstrual”. A iniciativa vai distribuir absorventes, calcinhas absorventes ou coletores menstruais nas redes públicas de saúde, educação e assistência social, e também no sistema sistema prisional.

O programa também deve promover ações para combater o tabu e a desinformação acerca do tema da menstruação. O objetivo é promover a dignidade para pessoas que menstruam.

A lei define absorventes higiênicos como “produto higiênico básico” e os classifica como “bem essencial”. Com isso, eles passam a ser incluídos como “componentes obrigatórios” nos itens das cestas básicas no estado da Paraíba.

Segundo um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o UNICEF, a pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual, como absorventes, sabonetes e papel higiênico. Em diversos casos, há também a falta de saneamento básico, carência de serviços médicos e desinformação.

O relatório aponta também que mais de 632 mil meninas no Brasil não possuem sequer banheiro em casa. Além disso, dados da Organização das Nações Unidas, por exemplo, mostram que uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por falta de absorventes.

O debate acerca da pobreza menstrual tem crescido no Brasil. Nesta terça-feira (14), o Senado aprovou a criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, para assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos. O projeto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade