Paraíba

G1 Paraíba 10 anos: veja quais foram as matérias mais lidas do portal em uma década

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

26/08/2021 às 10:35:52 - Atualizado há
O G1 Paraíba completa 10 anos nesta quinta-feira (25) e, para relembrar o que foi destaque, separamos ano a ano as notícias que foram mais lidas pelo público.

G1 Paraíba completa 10 anos nesta quinta-feira (26)

Arte: Isabelle Mioto/TV Cabo Branco

O G1 Paraíba está completando 10 anos de existência nesta quinta-feira (26) e para comemorar, preparamos uma retrospectiva das notícias mais lidas de todos os tempos. Crimes, curiosidades, mundo animal, ciência. Saiba o que foi destaque nos 10 anos do G1 Paraíba de acordo com os leitores.

2011

Investidor Marcos Ramos

Inaê Teles/G1

Estreamos em agosto e no mês seguinte já tivemos um dos destaques do ano. Conhecemos a história de Marcos Ramos, em uma reportagem especial sobre os jovens que planejavam a aposentadoria desde cedo. Marcos, que à época tinha 23 anos, resolveu investir em imóveis, por acreditar que era um investimento para a vida toda.

Motorista colide com Lamborghini estacionada em João Pessoa

Luis Calixto

Em novembro, a primeira notícia de destaque envolvendo carros de luxo que, inclusive, foi a mais lida de todo o ano. A motorista de um Fiat Siena perdeu o controle do carro após ser trancada por outro veículo, em João Pessoa, e acabou atingindo um Lamborghini Gallardo que estava estacionado. O dono do Lamborghini dispensou o reboque e foi embora dirigindo o próprio carro.

Cão arrastado na PB é adotado e vai dividir casa com 58 gatos e 2 cadelas

Inaê Teles/G1

E também em 2011 a gente contou a história de Lino, o cãozinho que se feriu após ser arrastado por um homem na capital. Ele foi adotado por uma viúva que já criava duas cadelas e 58 gatos, todos abandonados pelos donos.

2012

Gerardo Rabello fala de Luíza, que está no Canadá, em comercial

Reprodução/Youtube

A reportagem mais lida de 2012 também foi uma das mais lidas do G1 Paraíba nesta década. Um dos primeiros memes genuinamente nacionais, “Luíza, que está no Canadá” virou hit na internet, antecipando a volta da jovem ao Brasil. Luíza, que não está mais no Canadá, mora em João Pessoa. Ela é dentista e em junho divulgou fotos do seu casamento com David Lira.

Com a seca, muitos animais acabaram morrendo de sede e de fome

Taiguara Rangel/G1

Também em 2012, a Paraíba enfrentou uma das piores secas dos últimos anos. As regiões do Cariri, Curimataú e Sertão foram as mais afetadas, com chuvas 62% abaixo da média histórica. Contamos a história de agricultores que racionaram água e chegaram a passar fome por causa da situação, que mudou bastante após a chegada das águas do Rio São Francisco, com a transposição, em 2019.

Mulher descobre que está grávida de quíntuplos na Paraíba

Reprodução/TV Paraíba

Em julho de 2012 outra história bastante lida foi a da agricultora Maria da Silva, de 40 anos, que após um exame de rotina descobriu estar grávida de quíntuplos. Ela tentou seguir com a gravidez, mas o útero não foi capaz de desenvolver a gestação e ela acabou sofrendo aborto natural.

2013

Michel Teló no clipe de 'Ai se eu te pego', em 2011: auge do 'sertanejo pegação'

Divulgação

Em 2013, um dos maiores sucessos do sertanejo, "Ai se eu te pego", hit interpretado por Michel Teló, foi palco de uma ação judicial. No ano anterior, foi descoberto que a música também tinha três estudantes paraibanas como autoras, que brigaram na Justiça pelo reconhecimento. Após a disputa, elas foram reconhecidas como co-autoras e, 10 anos depois do lançamento da música (que saiu em 2011), ela passou da marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube e arrecadação de R$ 14 milhões.

Máscara feita com restos de sabonete foi encontrada dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita.

Walber Virgolino/Seap

Uma história inusitada aconteceu na Penitenciária Padrão de Santa Rita, na Grande João Pessoa, em outubro de 2013. Um detento usou restos de sabonete e fez uma máscara para homenagear um policial penal. O homem, que cumpria pena por roubo, disse ser artista plástico e com a repercussão do caso, ganhou da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) uma capacitação em artesanato.

2014

Casal morto depois de festa de casamento em Campina Grande

Reprodução / TV Paraíba

Em 2014, o G1 Paraíba registrou um dos crimes mais cruéis que já aconteceram no estado. Um casal de padrinhos de um casamento foi assassinado ao sair da festa, em Campina Grande. O mandante do crime foi o próprio noivo, que forjou o casamento, sem o conhecimento da noiva, para que os assassinatos pudessem acontecer. Ele era sócio das vítimas e pretendia ficar com a empresa após a morte do casal. Em 2016, as pessoas contratadas pelo noivo, Nelsivan Marques, foram julgadas e condenadas. O próprio Nelsivan também foi condenado, em 2019.

Foto do relatório de atendimento no Hospital de Trauma de João Pessoa, indicando 'atropelamento por unicórnio', está circulando nas redes sociais

Reprodução/ Facebook

Mas os leitores também não quiseram saber só de crime não. Um caso curioso viralizou na internet em fevereiro. Um suposto boletim que teria sido emitido pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa virou meme, pois um paciente havia relatado ter sido atropelado por um unicórnio. Acabou que o documento era falso. A direção da unidade contou que provavelmente alguém teve acesso a um boletim em branco e resolveu fazer a brincadeira.

2015

Homem pediu para familiares se afastarem e atirou duas vezes contra o caixão do jovem

Walter Paparazzo/G1

Uma das matérias mais lidas de 2015 foi a de um homem que invadiu um velório e atirou contra o caixão de um jovem que estava sendo velado. O caso aconteceu em João Pessoa e a família da vítima acredita que o atirador tinha alguma rixa com o jovem. A identidade do atirador não foi descoberta.

Estudante teria escrito 'porque hoje é meu niver' em redação sobre publicidade infantil

Francinaldo Guedes/Arquivo Pessoal

Também viralizou nas redes sociais a história de Francinaldo Guedes, um adolescente de 16 anos que fez o Enem no dia do aniversário, escreveu uma brincadeira na redação e ainda assim conseguiu tirar 600 pontos. Ele morava em Aguiar, no Sertão, e tinha feito o Enem apenas como treineiro, pois estava no segundo ano. Agora em 2021, ele mora em João Pessoa e se formou em engenharia civil.

Médica Adriana Melo foi uma das pioneiras em ligar casos de microcefalia ao vírus da zika

REUTERS/Ueslei Marcelino

E no campo da saúde, o maior destaque da Paraíba, com repercussão internacional, foi a médica Adriana Melo. Ela foi a responsável por identificar a relação inédita entre a microcefalia em crianças que nasceram de grávidas que tiveram Zika durante a gestação.

2016

Morte do humorista aconteceu em 2016

Reprodução/TV Paraíba

Em 2016, nos despedimos do humorista Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin. Ele sofreu um acidente em janeiro de 2011, antes do G1 Paraíba surgir, e por quatro anos acompanhamos a evolução do tratamento dele. Shaolin sofreu uma parada respiratória após complicações decorrentes do acidente.

Imobiliária de Roberto Carlos, o paraibano, fica na cidade do Conde, no Litoral Sul

Roberto Carlos Dantas/Arquivo Pessoal

No grupo das coisas inusitadas, conhecemos a situação do empresário Roberto Carlos Dantas Cavalcante, que é dono de uma imobiliária no Conde e tomou um susto após ser processado pelo cantor Roberto Carlos por uso indevido da marca. A Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação do cantor, em 2016. Houve recurso e o caso chegou até o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que este ano negou o recurso da empresa que detém os direitos da propriedade intelectual de Roberto Carlos, mantendo o nome da imobiliária do paraibano.

Assaltante entrou em estabelecimento com cavalo e realizou assalto

Reprodução/TV Cabo Branco

Em abril do mesmo ano, câmeras de segurança de uma loja de conveniência de João Pessoa flagraram o momento em que um assaltante entrou com um cavalo para roubar o estabelecimento. O cavalo, que também tinha sido roubado, se assustou e fugiu para um lugar diferente. O suspeito de assaltar a loja foi preso em maio e liberado no mesmo dia. Em julho ele foi achado morto em um matagal.

Marcos Nogueira, Janaína Américo e os dois filhos do casal foram mortos na Espanha pelo sobrinho de Marcos

Reprodução/Facebook/Janaina Diniz Diniz

Em agosto de 2016, o G1 Paraíba noticiou um bárbaro crime internacional. O paraibano Patrick Gouveia matou o tio dele, a esposa do tio e os dois primos, crianças, na casa da família em Pioz, na Espanha. Um amigo de Patrick, Marvin Henriques, foi investigado por suspeita de dar dicas ao assassino. Patrick foi preso em 2016, na Espanha, e em 2018 foi condenado à prisão perpétua. Marvin chegou a ser preso na Paraíba e este ano foi absolvido.

2017

Levado para o cortejo pelo irmão do vaqueiro, cavalo relinchava, batia as patas e deitou a cabeça sobre o caixão do dono

Kyioshi Abreu/ Arquivo Pessoal

Em 2017, outra história envolvendo cavalos foi destaque entre os leitores. O vaqueiro Wagner Lima morreu após um acidente na madrugada do dia 1º de janeiro. No velório, a família levou o cavalo dele para se despedir do dono e o animal deitou a cabeça sobre o caixão, um momento que chamou a atenção de todos. Sereno, o cavalo, foi adotado por Wando, irmão do vaqueiro.

Isabel reuniu mais de 300kg de latas para ajudar manutenção do filho na Europa

Isabel Cristina/Acervo Pessoal

Também conhecemos naquele ano a história de Isabel Cristina, que juntou 300 kg de latinhas para ajudar o filho, Pedro, a estudar em um intercâmbio na Finlândia. Pedro voltou ao Brasil quando terminou o intercâmbio, para estudar relações internacionais na Universidade Federal da Paraíba.

Irmãs gêmeas estudaram juntas, atingiram a mesma nota na redação e foram aprovadas no curso de medicina, na UFPB

Josineide Alves/Arquivo Pessoal

Ainda na área da educação, também foi destaque o caso das gêmeas idênticas Andressa e Wanessa Alves, que foram aprovadas para medicina na UFPB com a mesma nota na redação Enem. Elas falaram sobre a rotina de estudo para incentivar outras pessoas que querem passar no curso.

2018

Polícia Militar cobriu regras determinadas pela facção em uma comunidade de João Pessoa

Sargento Pereira/Polícia Militar da Paraíba

Um dos destaques de 2018, que viralizou na internet, foi o código de conduta que uma facção criminosa de João Pessoa pichou em muros de vários bairros. O "código de ética" dos criminosos proibia roubo na comunidade "em respeito ao cidadão de bem" e o uso de drogas na frente de crianças. As pichações foram apagadas pela polícia.

92 presos fugiram do PB1 em 2018

Walter Paparazzo/G1

Também registramos naquele ano a fuga cinematográfica de 92 presos da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, em João Pessoa. A fuga foi armada para que um grupo criminoso conseguisse libertar Romário Gomes Silveira, preso por explosões a bancos e carros-fortes. Romário foi recapturado em 2019. A maior parte dos fugitivos já foi recapturada.

Cabeleireiro economiza por cinco anos para bancar construção de castelo em Campina Grande

Emerson Brasil/Arquivo

Ainda em 2018 conhecemos a história do castelo de Nova Brasília em Campina Grande. O imóvel foi construído por Emerson Brasil, cabeleireiro que admirava balé e os cenários no estilo de castelo e resolveu construir um no quintal da casa da mãe. Ele economizou cinco anos de salário como professor de inglês e técnico de enfermagem para realizar o sonho.

2019

Homem enviou mensagens para irmão após matar esposa em quarto de motel na Paraíba

TV Paraíba/Reprodução

Uma história triste, mas que foi bastante lida pelo público do G1 Paraíba, foi a da morte de Dayse Alves. Ela foi assassinada pelo próprio marido, Aderlon Alves, em um motel de Campina Grande. Antes de se matar após o crime, ele chegou a mandar mensagens no WhatsApp informando para o irmão o que havia acontecido.

Gabriel Diniz morreu em 2019, em um acidente de avião

Fábio Rocha/TV Globo

2019 também foi o ano da despedida ao cantor Gabriel Diniz. GD, que havia se tornado nacionalmente conhecido pelo hit "Jenifer", morreu após um acidente de avião. O velório aconteceu em João Pessoa e foi acompanhado por diversos cantores, influenciadores e artistas famosos que eram amigos de Gabriel Diniz. Ele foi enterrado em João Pessoa.

Gato aparece durante gravação de repórter e viraliza nas redes sociais, na Paraíba

TV Paraíba/ Reprodução

E no mundo animal, um gatinho viralizou nas redes sociais após atrapalhar as gravações de uma passagem do repórter Artur Lira, da TV Paraíba, afiliada da Globo em Campina Grande. Ele estava gravando um boletim sobre uma prisão, na Central de Polícia, quando o gato apareceu várias vezes interrompendo a gravação. O animal foi adotado pela tia de Artur.

2020

Para além da pandemia, que foi destaque durante todo o ano na Paraíba, 2020 também teve reportagens mais lidas pelo público.

Criança foi esquecida no banco de trás de um carro de transporte por aplicativo, em João Pessoa

Reprodução/TV Cabo Branco

A principal delas foi a de uma criança que foi esquecida pela avó dentro de um carro de transporte por aplicativo em João Pessoa. O motorista só percebeu a presença da criança quando chegou em casa e foi retirar os objetos dele dentro do carro. O homem já fazia viagens recorrentes com a avó da menina e, após dar um jantar para ela, a levou para casa, ao mesmo tempo em que a família percebeu a ausência e entrou em contato com ele. Quando a família estava indo para a casa dele buscar a criança, ele já estava levando ela de volta para casa.

Homem passou sete anos preso injustamente

Reprodução/TV Cabo Branco

Em 2020 também comovemos o público com o relato de Eridan Constantino, de 32 anos, que foi solto em julho após passar sete anos preso injustamente, em João Pessoa. Ele havia sido acusado de latrocínio em 2011, foi absolvido em 2013, mas o alvará de soltura não foi cumprido.

2021

E apesar de 2021 ainda não ter acabado, já temos alguns destaques do ano de aniversário de 10 anos do G1 Paraíba, segundo os leitores.

Agricultor encontra dinheiro enterrado em assentamento rural em Alhandra, na Paraíba

TV Cabo Branco/Reprodução

Um deles é a história do agricultor Anderson Teixeira, que encontrou uma lata velha e enferrujada, mas cheia de dinheiro, em um assentamento na zona rural de Alhandra. Apesar de achar um verdadeiro tesouro, ele descobriu que o dinheiro não tem mais valor, pois são notas antigas, de cruzeiros e cruzados, que ficaram esquecidas no local. Na época das notas, o achado teria sido de grande valor.

Paraibano usa capacete em carro conversível por 'não caber' no veículo'

Diego Alexandre/Arquivo pessoal

E foi justamente no ano do decenário do G1 Paraíba que conseguimos a reportagem mais lida de toda a década. A história mais vista pelos leitores foi a do empresário Diego Alexandre, que passou 36 anos sonhando com um carro de luxo.

Quando comprou o veículo, foi pego de surpresa: ele, que tem 1,93m de altura, não coube no veículo. A foto do empresário dentro do Mercedes sedan, ano 2014, viralizou nas redes sociais justamente porque Diego aparece conduzindo o veículo com a capota aberta e usando um capacete, já que a cabeça fica fora do para-brisa.

G1 Paraíba completa 10 anos, veja quais foram as matérias mais lidas do portal

G1

Vídeos mais assistidos da Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade