Conceição Luto

Câmara Municipal de Conceição lamenta a morte do ex-governador Wilson Braga

Como político, Wilson Braga teve a melhor biografia do estado da Paraíba. Para os sertanejos, ele foi o homem das águas e armazenou o líquido preciso a quase todos os municípios do Sertão paraibano, através do projeto Canaã, com a construção dos reservatórios em quase todos os municípios.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

18/05/2020 às 08:16:35 - Atualizado há

A câmara municipal de Conceição lamenta, com pesar, a morte do ex-governador do estado da Paraíba e filho ilustre do nosso município o querido Wilson Leite Braga, ele faleceu por volta das 23 horas desde domingo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. O ex Governador estava acometido pelo Covid-19. A 9 dias faleceu também sua esposa a ex-deputada Lucia Braga vítima do coronavírus.

Devido as restrições do novo coronavírus (Covid-19), não houve as devidas homenagens em que o mesmo merecia pelos seus relevantes serviços prestados a Paraíba e em especial ao nosso município. Seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde o corpo de Wilson Braga, saiu do hospital diretamente para o cemitério.

O vereador Raimundo Araújo presidente da Câmara Municipal de Conceição destaca inúmeras ações de Wilson Braga para Conceição e a Paraíba, Wilson Braga quando Governador conseguiu através do projeto Canaã saciar a sede dos sertanejos, também autor e vários projetos que beneficiou Conceição e a região do Vale do Piancó, Wilson deixa na história do nosso município o seu legado histórico de amor e Construção a nossa terra amada, nesse momento de dor todos nós que fazemos a Câmara Municipal de Conceição nos solidarizamos com seus familiares e amigos.

Filho do casal Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga. Seu pai, conhecido como "seu Braga", era comerciante, tabelião e político. Nasceu no estado do Ceará e migrou para a Paraíba na década de 1930, passando a residir precisamente na cidade de Conceição, onde foi chefe político por muitos anos. Seu Braga começou a vida como comerciante e posteriormente tabelião e ao ingressar na política, exerceu o cargo de prefeito de Conceição por três mandatos. O primeiro mandato na década de 40, o segundo entre 1973 e 1977 e por fim o terceiro mandato, entre 1982 a 1988. Ainda foi candidato a Deputado Estadual em 1950, mas não conseguiu eleger-se. Sua mãe Francisca Leite, carinhosamente chamada de Calula Leite, era da tradicional família Leite com forte tradição política no Vale do Piancó.

Nascido no ano de 18 de julho de 1931, na cidade de Conceição, Wilson Braga faria 89 anos em julho. Ele foi advogado, empresário e político. Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Ele Passou por várias agremiações partidárias: ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

JOSÉ ANTONIO DE ALBUQUERQUE] Wilson Braga e o aeroporto de ...

Como político, Wilson Braga teve a melhor biografia do estado da Paraíba. Para os sertanejos, ele foi o homem das águas e armazenou o líquido preciso a quase todos os municípios do Sertão paraibano, através do projeto Canaã, com a construção dos reservatórios em quase todos os municípios. Em Conceição, sua cidade natal, por exemplo, ele construiu o açude Serra Vermelha e foi dele o projeto para a construção do açude Condado, construído no governo de Zé Maranhão.

Wilson Leite Braga era filho do ex-prefeito de Conceição Francisco de Oliveira Braga, irmão de Vani Leite Braga, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Conceição e também irmão do médico Walter Braga. Na sua hierarquia política, o seu sobrinho Alexandre Braga, que é filho da sua irmã, Nice Braga, foi prefeito por duas vezes na cidade de Conceição.

Fonte: Assessoria | Conceição Verdade
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade