C√Ęmara Municipal de Concei√ß√£o lamenta a morte do ex-governador Wilson Braga

Como político, Wilson Braga teve a melhor biografia do estado da Paraíba. Para os sertanejos, ele foi o homem das águas e armazenou o líquido preciso a quase todos os municípios do Sertão paraibano, através do projeto Canaã, com a construção dos reservatórios em quase todos os municípios.

Por PCV Comunicação e Marketing Digital em 18/05/2020 às 08:16:35

A c√Ęmara municipal de Concei√ß√£o lamenta, com pesar, a morte do ex-governador do estado da Paraíba e filho ilustre do nosso município o querido Wilson Leite Braga, ele faleceu por volta das 23 horas desde domingo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora das Neves, em Jo√£o Pessoa. O ex Governador estava acometido pelo Covid-19. A 9 dias faleceu também sua esposa a ex-deputada Lucia Braga vítima do coronavírus.

Devido as restri√ß√Ķes do novo coronavírus (Covid-19), n√£o houve as devidas homenagens em que o mesmo merecia pelos seus relevantes servi√ßos prestados a Paraíba e em especial ao nosso município. Seguindo as orienta√ß√Ķes da OMS e do Ministério da Saúde o corpo de Wilson Braga, saiu do hospital diretamente para o cemitério.

O vereador Raimundo Araújo presidente da C√Ęmara Municipal de Concei√ß√£o destaca inúmeras a√ß√Ķes de Wilson Braga para Concei√ß√£o e a Paraíba, Wilson Braga quando Governador conseguiu através do projeto Cana√£ saciar a sede dos sertanejos, também autor e v√°rios projetos que beneficiou Concei√ß√£o e a regi√£o do Vale do Piancó, Wilson deixa na história do nosso município o seu legado histórico de amor e Constru√ß√£o a nossa terra amada, nesse momento de dor todos nós que fazemos a C√Ęmara Municipal de Concei√ß√£o nos solidarizamos com seus familiares e amigos.

Filho do casal Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga. Seu pai, conhecido como "seu Braga", era comerciante, tabeli√£o e político. Nasceu no estado do Cear√° e migrou para a Paraíba na década de 1930, passando a residir precisamente na cidade de Concei√ß√£o, onde foi chefe político por muitos anos. Seu Braga come√ßou a vida como comerciante e posteriormente tabeli√£o e ao ingressar na política, exerceu o cargo de prefeito de Concei√ß√£o por tr√™s mandatos. O primeiro mandato na década de 40, o segundo entre 1973 e 1977 e por fim o terceiro mandato, entre 1982 a 1988. Ainda foi candidato a Deputado Estadual em 1950, mas n√£o conseguiu eleger-se. Sua m√£e Francisca Leite, carinhosamente chamada de Calula Leite, era da tradicional família Leite com forte tradi√ß√£o política no Vale do Piancó.

Nascido no ano de 18 de julho de 1931, na cidade de Concei√ß√£o, Wilson Braga faria 89 anos em julho. Ele foi advogado, empres√°rio e político. Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de Jo√£o Pessoa. Ele Passou por v√°rias agremia√ß√Ķes partid√°rias: ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

JOSÉ ANTONIO DE ALBUQUERQUE] Wilson Braga e o aeroporto de ...

Como político, Wilson Braga teve a melhor biografia do estado da Paraíba. Para os sertanejos, ele foi o homem das √°guas e armazenou o líquido preciso a quase todos os municípios do Sert√£o paraibano, através do projeto Cana√£, com a constru√ß√£o dos reservatórios em quase todos os municípios. Em Concei√ß√£o, sua cidade natal, por exemplo, ele construiu o a√ßude Serra Vermelha e foi dele o projeto para a constru√ß√£o do a√ßude Condado, construído no governo de Zé Maranh√£o.

Wilson Leite Braga era filho do ex-prefeito de Concei√ß√£o Francisco de Oliveira Braga, irm√£o de Vani Leite Braga, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Concei√ß√£o e também irm√£o do médico Walter Braga. Na sua hierarquia política, o seu sobrinho Alexandre Braga, que é filho da sua irm√£, Nice Braga, foi prefeito por duas vezes na cidade de Concei√ß√£o.

Fonte: Assessoria | Conceição Verdade

Coment√°rios