Brasil Política

Bolsonaro cita a Suécia como exemplo e diz que por ele Brasil adotaria o isolamento vertical

Presidente não disse, no entanto, que Suécia tem mais mortos que os demais países nórdicos, que apostaram em isolamento rígido. Em proporção, [...]

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

14/05/2020 às 15:39:10 - Atualizado há
Presidente não disse, no entanto, que Suécia tem mais mortos que os demais países nórdicos, que apostaram em isolamento rígido. Em proporção, Suécia tem mais casos e óbitos que o Brasil. O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (14) que, por ele, o Brasil adotaria o isolamento vertical. Ele citou a Suécia como exemplo, mas não mencionou que o país escandinavo tem mais mortes por Covid-19 que os vizinhos, que adotaram o isolamento mais rígido.

O presidente deu a declaração durante uma reunião com empresários da indústria.

"O governo federal, se depender de nós, está tudo aberto com isolamento vertical e ponto final. Os governadores assumiram cada um a sua responsabilidade, houve uma concorrência entre muitos para ver o que fechava mais", disse Bolsonaro.

"Quem defendia mais a vida do teu eleitor, do cidadão do teu estado em relação aos outros. O governo federal nunca foi óbice. Se depender de mim, quase nada teria sido fechado, a exemplo da Suécia".

O quadro na Suécia

Sem isolamento, Suécia registra salto no número de casos

A Suécia, com 10 milhões de habitantes, passou a casa dos 3 mil mortos há uma semana, em 7 de maio. O Brasil, com população 21 vezes maior, registrava naquele momento o triplo de óbitos na mesma data.

Ou seja, em termos matemáticos, o índice de mortos pelo total de habitantes na Suécia é cerca de sete vezes maior que o do Brasil. A comparação não leva em conta a subnotificação nos países.

Os números continuam subindo e, até esta quinta, a Suécia já registrava 28.582 casos confirmados e 3.529 mortes. Para cada milhão de habitantes, o país nórdico tem 2.830 casos e 349 óbitos.

Se a mesma conta for feita para o Brasil, os números são bem menores: 923 casos e 64 mortes para cada milhão de habitantes.

Apesar de afrouxar a política de distanciamento social, a Suécia garantiu investimentos robustos nas medidas voltadas para o pico da pandemia. O governo anunciou, por exemplo, que irá subsidiar 90% do salário dos trabalhadores que sejam afastados temporariamente de seus empregos.

No fim de abril, a rede britânica BBC noticiou que, mesmo sem uma quarentena imposta pelo governo muitos cidadãos suecos vinham optando pelo "distanciamento social voluntário".

"O uso do transporte público caiu significativamente. Um grande número de pessoas está trabalhando de casa. E a maioria da população se absteve de viajar no fim de semana da Páscoa. O governo também proibiu reuniões de mais de 50 pessoas e visitas a casas de repouso para idosos", afirma a reportagem.

Bolsonaro fala em 'guerra'

Na videoconferência, Bolsonaro afirmou ainda que os empresários precisam "jogar pesado" com o governador de São Paulo, João Doria, a fim de evitar um eventual lockdown no estado. Segundo Bolsonaro, trata-se de uma "guerra".

"E essa medida agora, que o Fabio Wajngarten falou aqui sobre São Paulo, ameaça de apagão total, é inimaginável. Um homem está decidindo o futuro de São Paulo. Está decidindo o futuro da economia do Brasil. Os senhores, com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado, jogar pesado, porque a questão é séria. É guerra", disse o presidente.

O secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, fez uma fala no mesmo sentido durante a videoconferência.

Ele declarou que o governo federal deseja o "contrário" do que sinaliza o governo paulista e pediu para que os empresários pressionem os governadores. Segundo Wajngarten, a Presidência da República está com os empresários.

"Então, pressionem os governadores, pressionem os governos a quem de direito. A Presidência da República está com vocês. O presidente Bolsonaro trabalha para vocês. O governo trabalha para vocês, a Presidência, aqui em Brasília. Pressionem a quem de direito, por favor. A gente é voz solitária aqui. Paulo [Skaf], lidere isso por favor", disse Wajngarten.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade