Paraíba

TRF-5 autoriza e Prefeitura de João Pessoa começa vacinação de professores contra Covid-19 neste domingo

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

15/05/2021 às 20:25:33 - Atualizado há
Justiça Federal tinha recomendado vacinar pessoas em situação de rua e pessoal do sistema prisional antes dos profissionais da educação. Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5)

Reprodução/Google Street View

A Prefeitura de João Pessoa foi autorizada a iniciar a vacinação contra a Covid-19 dos professores e demais profissionais da educação, por meio de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, emitida neste sábado (15), desde que os moradores em situação de rua sejam vacinados simultaneamente. Uma ação do MPF e do MPPB questionava a ordem de vacinação prevista pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Após decisão, a imunização começa neste domingo (veja os pontos de vacinação no fim da reportagem).

A Procuradoria Geral do Município apresentou um recurso contra a suspensão requerida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), sob a ordem de priorizar as pessoas em situação de rua, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, publicada na sexta.

No recurso apresentado pela Procuradoria Geral do Município, é argumentado que a decisão de suspender a vacinação dos professores gera uma contradição com relação à retomada presencial das aulas do ensino infantil, fundamental e médio, mesmo sem a devida imunização dos respectivos professores. Além disso, explicou que os encarcerados são pessoas sob a tutela do estado, quando reclusos em presídios estaduais, ou da União, quando reclusos em presídios federais.

Ainda segundo o recurso, a Prefeitura de João Pessoa já havia anunciado que a vacinação dos professores aconteceria após a vacinação das pessoas em situação de rua, que foi adiada duas vezes, por causa das fortes chuvas, que impossibilitaram a logística da vacinação por meio de equipes do Consultório na Rua, prevista para 1,5 mil pessoas.

"Nesse contexto, resta evidente que o agravante jamais pretendeu alterar a ordem de vacinação, quando anunciou a vacinação dos professores; pelo contrário, sempre atuou em conformidade com os ditames traçados pelo Plano Nacional, o qual se revela guia para o recorrente", afirma o texto.

Veja como fica

Todos os profissionais da educação do ensino básico (creches, pré-escolas e ensino fundamental I), serão vacinados com a vacina da Pfizer, neste domingo (16), desde que agendem pelo aplicativo ou site Vacina João Pessoa.

Os ginásios vão funcionar em horários diferentes:

Das 8h às 12h:

Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias);

ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas);

Escola Municipal Raimundo Nonato Batista (Gramame);

Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo);

Escola Municipal Dom Helder (Valentina);

Escola Municipal Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês);

Escola Municipal Olivio Ribeiro Campos (Bancários);

ECIT Presidente João Goulart (Castelo Branco).

Das 8h às 15h:

ECIT Compositor Luiz Ramalho (Mangabeira);

Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe).

Documentação exigida

Contra cheque atualizado;

Declaração da escola com função;

Comprovante de Residência atualizado;

Documento de identificação com foto.

Também continua neste domingo a vacinação dos moradores em situação de rua, iniciada neste sábado, após dois adiamentos por causa da chuva. Além da vacinação, as pessoas em situação de rua também estão sendo atendidas com a testagem para Covid-19 e outras questões de saúde. Um ônibus vai ao encontro deles, nos locais onde vivem.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade