Paraíba

Vacinação contra a Covid-19 é interrompida por falta de doses, em Campina Grande

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

12/04/2021 às 19:30:06 - Atualizado há
Sgundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização só será retomada quando a cidade receber uma nova remessa de vacinas. Idosos de 80 a 84 anos recebendo 2ª dose de vacina contra Covid-19, em Campina Grande

Divulgação/PMCG

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 61 anos foi interrompida em Campina Grande no início da tarde desta segunda-feira (12), por falta de doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização só será retomada quando a cidade receber uma nova remessa de vacinas.

Segundo a secretaria, a cidade não está recebendo doses suficientes para conclusão da vacinação dos grupos prioritários. Campina Grande recebeu apenas 4.530 primeiras doses para o público entre 60 e 64 anos de idade, sendo que o município possui 16.792 pessoas nesta faixa etária. Todas as doses recebidas já foram aplicadas.

No total, Campina Grande recebeu até agora 82.048 doses de imunizante. “Elas são enviadas de acordo com critérios adotados pela Secretaria Estadual de Saúde. Existe uma previsão com base na população, mas o Estado não envia proporcionalmente”, disse a Saúde de Campina Grande, em nota.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a ela não cabe explicar este déficit visto que a SES não faz a aplicação das doses, apenas recebe do Ministério de Saúde e repassa.

Segundo a SES, o Ministério da Saúde manda as doses de forma proporcional para cada grupo, usando como margem dados do IBGE ou da campanha de vacinação da gripe, por exemplo. Dessa forma é montada a referência populacional em cada município e enviada as doses para o estado.

Conforme a SES, cabe ao município explicar porque que falta imunizantes, visto que a Secretaria de Estado da Saúde apenas distribui. A pasta disse, ainda, que Campina Grande não usou nem mais de 60% das doses recebidas e seria uma das cidades com as mais baixas taxas de utilização da vacina, quando comparando o que se recebe e o que se aplica.

A Secretária Municipal de Saúde explica que, por conta do déficit, foi feita a antecipação de doses D2 (75 a 79 anos) para doses D1 (61 a 64 anos), recomendação do Ministério da Saúde para que não houvesse descontinuidade no cronograma.

Segundo Saúda de Campina Grande, a cidade ainda não tem nem 30% das doses necessárias para vacinar a faixa etária de 60 a 64 e se fosse seguir o envio das doses do Estado, ainda estaria no público de 65 a 69 anos.

“Foi por isso que suspendemos a vacinação de 61 anos, porque vimos que o Estado não enviaria as doses restantes desse público para compensar as segundas doses de 75 a 79 anos que foram antecipadas”, disse a Saúde de Campina Grande

Conforme informações do Jornal da Paraíba, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou que vai cobrar na Justiça o envio das doses necessárias.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade